10/02/2020 08h01 - Atualizado em 10/02/2020 13h42

Sesport e Sedu debatem melhorias nas competições escolares

Com o intuito de melhorar e ampliar as competições escolares realizadas pelo Governo do Estado, os secretários de Estado de Esporte e Lazer, Júnior Abreu, e da Educação, Vitor de Angelo, se reuniram, na última quinta-feira (06), para traçar ações conjuntas. A ideia é fortalecer e ampliar os Jogos na Rede, competição organizada pela Sedu, e os Jogos Escolares, realizados pela Sesport pensando na possibilidade de unificar as competições.

Realizada na sede da Secretaria de Esporte e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória, a reunião contou com a participação de gerentes da Secretaria de da Educação (Sedu) e servidores da Sesport que atuam diretamente com as competições estudantis.
Vitor de Angelo destacou que esta foi uma primeira conversa sobre a possibilidade de unificar o Jogos Escolares com os Jogos na Rede.

Grupo de trabalho

Nos próximos dias, um grupo de trabalho, formado por dois servidores de cada Secretaria, será criado para discutir as ideias que surgiram na reunião e apresentar opções que agreguem nas competições. A portaria conjunta que vai regulamentar o trabalho do grupo será publicada no Diário Oficial nos próximos dias.

Jogos Escolares

Os Jogos Escolares do Espírito Santo têm a finalidade de aumentar a participação de jovens em atividades esportivas em todas as instituições de ensino públicas e privadas do Estado, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil espírito-santense em torno do esporte.

No ano passado, cerca de cinco mil alunos de mais de 65 municípios capixabas participaram da competição, que dá aos campeões estaduais vaga nas etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, competição realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Na fase final do ano passado, disputada em Blumenau, em Santa Catarina, a delegação capixaba conquistou 30 medalhas, sendo nove de ouro, 10 de prata e 11 de bronze.

Jogos na Rede

A competição Jogos na Rede é uma ação esportiva e cultural entre os estudantes do Ensino Médio das escolas da Rede Estadual de ensino. A proposta é ampliar e sistematizar os conhecimentos dos jovens estudantes sobre as diversas linguagens artísticas e esportivas. A ação busca ainda a formação para a cidadania.

O campeonato é dividido em duas etapas: a primeira envolve as escolas de Ensino Médio de cada Superintendência Regional de Educação (SRE), que disputam entre si. Os campeões de cada modalidade se classificam para a fase final, que reúne representantes de escolas de todo o Estado.

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard