19/09/2024 17h37 - Atualizado em 19/09/2024 17h47

Servidores da Imprensa Oficial do Espírito Santo participam de palestra do Prodest sobre metodologia ágil

Os servidores da Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES) participaram nesta quinta-feira (19) de uma palestra com o tema “Transformação Ágil” realizada pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). Organizada pela Gerência de Comunicação do DIO/ES, a apresentação foi conduzida pelo gerente de Integração do Prodest, Cleufis Rangel Moura Pianco.

Durante o encontro, Cleufis Rangel ressaltou para os servidores que o tema agilidade não é exclusivo dos setores de tecnologia. “A agilidade não é exclusividade de uma área, de um setor ou de um único órgão. A gente vê a necessidade de escalar essas práticas para formar um movimento de transformação. Isso ajuda a criarmos uma cultura pela melhoria dos processos”, destacou o gerente de Integração do Prodest.

O gerente destacou ainda que a inserção de uma cultura ágil se baseia em três pilares: adaptabilidade (foco em fazer entregas em curtos ciclos); entregas de valor e prioritárias (identificar o que é relevante e prioritário); e transparência (identificar o que precisa ser entregue com um acompanhamento efetivo).

Os servidores também foram orientados sobre tipos de ferramentas usadas na metodologia ágil para superação de desafios e puderam tirar dúvidas de como superar entraves em algumas situações.

A diretora-geral do DIO, Sandra Shirley de Almeida, agradeceu a parceria do Prodest e ressaltou a importância da busca de novas ferramentas para o desenvolvimento dos processos. “Temos que estar sempre atentos ao que pode colaborar com a melhoria dos nossos fluxos de trabalho. Agradeço ao Prodest pela disponibilidade de nos enviar um profissional tão capacitado para nos ajudar a vislumbrar melhorias em nossa autarquia”, disse.

Texto: Stephanie Oliveira (DIO/ES)

Informações à Imprensa:

Gerência de Comunicação do DIO/ES