O novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Ramalho, tomou posse na noite da última segunda-feira (23). Durante a cerimônia, o Secretário de Estado da Segurança, Nylton Rodrigues, ex-comandante da corporação, destacou os avanços nas polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Detran do Espírito Santo. Confira o discurso!
"Neste mês a nossa querida Polícia Militar completou 183 anos de existência. São 183 anos protegendo e socorrendo o povo capixaba. São 183 anos que nossa instituição recebe em seus quadros várias gerações de policiais militares. A Polícia Militar está sempre acolhendo novas gerações em suas fileiras.
Tenho a plena convicção de que o papel daqueles que estão hoje em nossa PM é de trilharem o caminho da postura institucional, para que possamos dignificar as gerações que por aqui já passaram e zelar por nossa casa para recebermos as gerações que ainda ingressarão. Está nítido que a grande responsabilidade de todos os policiais militares é de tratar bem da nossa história, honrá-la, e conduzir a polícia ao encontro dos anseios da população capixaba, que deseja uma instituição que trilhe o caminho da valorização do trabalho e do mérito das pessoas, em consonância com a força e pujança do Espírito Santo.
Nos últimos 14 meses a Polícia Militar alcançou reformas importantes. Consolidamos a meritocracia em nossas progressões de carreira. Avançamos na melhoria da assistência à saúde física e mental de nossos policiais e seus familiares. Estabelecemos o robustecimento da formação policial. Abrimos as portas para licitações internacionais de armamentos mais eficazes para nossos policiais. Reequipamos e requalificamos nosso serviço de inteligência policial.
Colocamos rigorosamente em dia todas as promoções de nossos recursos humanos. Hoje, estamos executando o maior orçamento para investimento da história da segurança pública em nosso estado, são 300 milhões para Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Estão em andamento todos os concursos possíveis para nossas instituições. Além dos concursos, retomamos ainda nossos cursos de aperfeiçoamento e nossos cursos de habilitação.
Nossas academias de Polícia e de Bombeiros estarão funcionando em toda sua plenitude, recebendo e forjando as novas gerações. Formando aqueles que cuidarão de todos nós em um futuro próximo.
A evolução de nossas polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Detran se evidenciou. Vivenciamos, superamos e conquistamos aprendizados. Hoje estamos cada vez mais presentes em todo o território capixaba, deixando claro através de nossas atitudes que ser protetor da sociedade é, sobretudo, uma razão de ser. É enfrentar a morte, mostrar-se um forte no que acontecer, para que assim possamos ajudar a garantir que nosso Espírito Santo continue hasteando seu lema, Trabalha e Confia. Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus.
Muito bem, para encerrarmos quero agradecer ao nosso governador Paulo Hartung pelo seu exemplo que nos arrasta, por seu apoio, atenção e confiança em mim depositada. Como comandante geral substituído, quero agradecer ao alto comando da Polícia Militar pela lealdade e companherismo. Quero agradecer a todos os integrantes da Polícia Militar, do soldado mais moderno ao comandante geral. Obrigado por fazerem da Polícia Militar uma grande instituição. Obrigado pelo comprometimento dispensado ao povo capixaba.
Quero ainda dizer ao nosso novo comandante geral, Coronel Ramalho: você sempre foi um grande oficial, integro, honesto, corajoso e justo. Você já é um grande comandante geral.
Assim, ao cumprimentar fraternalmente a todos os policiais militares de nossa instituição, eu digo, que vocês são orgulho para os capixabas. Sejam honrados e repletos de valores em um mundo que vem carecendo de valores. Tenham a certeza que o sucesso de suas vidas sempre esteve e sempre estará em suas mãos. Por fim, saibam que o homem que segue a força do trabalho, a justiça e o amor ao próximo, acha vida, prosperidade e honra. Obrigado e fiquem com Deus!"
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)