A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publicou ontem, o edital do processo seletivo para seleção de diretor e coordenador pedagógico para atuação nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio de Turno Único. A seleção é destinada somente para profissionais efetivos.
Os interessados devem enviar a documentação comprobatória, conforme descrita no edital, para o endereço eletrônico procseletivo@sedu.es.gov.br, no período de 20 a 27 de dezembro, indicando no assunto a função e a unidade escolar pleiteada.
O processo seletivo será composto por três etapas. A primeira será a analise da inscrição e declaração de títulos. A segunda será a avaliação das competências e habilidades socioemocionais, para diretores, e avaliação de conhecimentos, para coordenador. A terceira etapa é a avaliação funcional, comportamental e técnica.
Os profissionais convocados para o ano letivo de 2017 serão submetidos à formação específica, de participação obrigatória, para socialização e apropriação do modelo pedagógico e de gestão do Programa Escola Viva. As informações de local e horário da realização da formação serão divulgadas no site da Sedu - www.educacao.es.gov.br,
Funções
O diretor escolar terá que coordenar a elaboração coletiva, a execução e a avaliação do plano de desenvolvimento da unidade de ensino. Além de assegurar o cumprimento do calendário escolar, da legislação educacional vigente e das diretrizes e normas emanadas do Sistema Estadual de Ensino.
O coordenador pedagógico deverá garantir a unidade da ação pedagógica por meio do gerenciamento das atividades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem, com vistas à permanência do estudante na unidade de ensino. Além de elaborar e cumprir o Programa de Ação da Coordenação Pedagógica da escola, em articulação com Programa de Ação da Equipe Pedagógica e dos Professores Coordenadores de Áreas.
FOTO: Divulgação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo