26/08/2019 08h01 - Atualizado em 26/08/2019 09h37

Mais uma semana para atualização dos Cartões de Vitória e Vila Velha

O processo de migração do atual sistema de bilhetagem eletrônica nos coletivos de Vitória (Verdinhos) e de Vila Velha (Sanremo) será prorrogado até o dia 30 de agosto (sexta-feira). Quem utiliza algum tipo de cartão dos sistemas municipais, gratuidade ou não, precisa realizar o procedimento nos coletivos para fazer a transferência de dados para o novo sistema.

Cerca de 70% dos usuários dos sistemas municipais que utilizam bilhete eletrônico já realizaram o procedimento de atualização. Com a finalização deste processo, os usuários dos sistemas urbanos passam automaticamente a ter cartões do sistema metropolitano (Transcol).

O processo de reconfiguração dos cartões é o mesmo que ocorreu no sistema Transcol durante o mês de maio. O cartão (gratuidade ou não) deve ser apresentado nos dois validadores. Primeiro no validador atual (azul) e, após o sinal sonoro, no validador novo (vermelho) até aparecer a mensagem “catraca liberada”. Esse procedimento deve ser feito todas as vezes que o passageiro embarcar no coletivo. Assim, não será necessária a substituição dos bilhetes atuais.

Os usuários também podem fazer o procedimento de migração nos equipamentos disponíveis no Setpes, em Vitória, e na Sanremo, em Vila Velha.
Depois do dia 30 de agosto, a atualização será feita apenas em postos de atendimento. Em caso de erro durante a operação, aparecerá a mensagem “transação incompleta” no validador vermelho. Se isso ocorrer, o usuário também precisa procurar um dos postos de atendimento.

Com a conclusão desta etapa nos coletivos municipais, a previsão é de que ainda este ano seja possível usar o mesmo bilhete para embarcar tanto nos coletivos do sistema Transcol quanto nos do sistema de transportes de Vitória e de Vila Velha. Contudo, o usuário continuará pagando tarifas diferentes. A integração tarifária entre os sistemas tem previsão para ocorrer no próximo ano.

“Prorrogamos o prazo para dar mais uma oportunidade de realizar o procedimento nos coletivos, já que é forma mais prática para o usuário. Isso não vai afetar o cronograma de integração de cartões, previsto para setembro”, disse Fábio Damasceno, Secretário de Mobilidade e Infraestrutura.


FOTO: Jordan andradre / Ceturb-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard