08/05/2018 08h02 - Atualizado em 08/05/2018 09h07

IPVA: pagamento para veículos com finais de placas de 6 a 0

Os proprietários de veículos leves com finais de placa que vão de 6 até 0 devem ficar atentos às datas de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para eles, o calendário de pagamentos teve início na última sexta-feira (4). 

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) reforça que, a partir deste ano, o Documento Único de Arrecadação (DUA) do IPVA está disponível apenas na internet, no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ou no site da Sefaz. A mudança tem por objetivo conferir mais segurança para o contribuinte, tendo em vista o número de boletos extraviados. Além disso, também visa a colaborar com as boas práticas de sustentabilidade e otimizar a utilização dos recursos públicos em razão das novas tecnologias.

Destinação

Metade do valor arrecadado com o IPVA pertence ao município onde o veículo está emplacado. A parcela que fica com o Estado vai integrar o orçamento anual e é destinada às diversas áreas de atuação do Estado, como Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura. Assim, seu uso não está, necessariamente, ligado à construção ou à manutenção das vias públicas.

Emissão do DUA

Para emitir o DUA, o contribuinte deve acessar o menu ‘Emissão de Boleto Unificado’, disponível nos sites da Sefaz (http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/ipva/vencimento.php) e do Detran-ES (http://sitedetran.es.gov.br/consultaBoletoUnificado.asp). O contribuinte deverá digitar a placa e o Renavam do veículo.

A emissão do DUA pode se dar pelo computador, tablet ou por um smartphone. Além disso, não é necessário imprimir o documento para efetuar o pagamento. Usuários de internet banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar o número no campo indicado. Com o código de barras o contribuinte também pode efetuar o pagamento em uma máquina de autoatendimento do banco credenciado de sua preferência. Em último caso, os contribuintes que não conseguirem emitir o DUA podem se dirigir a qualquer Ciretran ou a uma das Agências da Receita Estadual.

Contribuintes clientes Banestes podem realizar os pagamentos do licenciamento, IPVA, DPVAT e multas de veículos do Espírito Santo direto no Aplicativo Banestes (opção Menu - Detran-ES) ou no Internet Banking (Serviços - Detran-ES).

FOTO: Divulgação / Detran|ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard