Atenção aposentados e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Estadual (ES-Previdência)! A partir do mês de março, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM), gestor desse Regime, iniciará o processo do recadastramento de todos os beneficiários dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas, que envolverá cerca de 40 mil pessoas. O procedimento é obrigatório, e quem não efetuá-lo terá o pagamento de seu benefício suspenso. A Portaria nº 02-R, com as regras do Recadastramento, está publicada nesta edição de hoje, do Diário Oficial do estado.
Destaca-se que a ação deve ser realizada em duas etapas: prova de vida presencial, no Banestes, e atualização de dados cadastrais, pela internet, no site www.ipajm.es.gov.br, no banner Recadastramento 2019.
O período em que os aposentados e pensionistas deverão proceder com o recadastramento é determinado pela letra inicial do seu próprio nome. Aqueles com iniciais de A a I, por exemplo, terão que fazer tanto a prova de vida quanto a atualização cadastral entre 11 de março a 10 de maio, conforme consta no quadro abaixo. Em seguida será a vez dos beneficiários com iniciais de J a M, e, por último, os que têm inicial do nome de N a Z.
“O recadastramento é obrigatório, está previsto em lei, e é de extrema importância para o IPAJM, pois evita o pagamento de benefícios indevidos, uma vez que o beneficiário precisa comprovar que está vivo, e possibilita que a base de dados da autarquia seja atualizada, o que é indispensável para a comunicação do Instituto com seus beneficiários quando, por exemplo, do envio de correspondências, como contracheques, comunicados de decisões e ofícios”, explica o presidente-executivo do IPAJM, José Elias Marçal.
Prova de vida presencial
O beneficiário deve comparecer a uma das agências do Banestes, que estão distribuídas por todos os municípios do Estado, munido de documento de identificação com foto - como carteira de identidade (RG) ou de habilitação (CNH) - e número funcional, e se dirigir a um dos guichês de atendimento. Após o término do procedimento, a pessoa receberá um comprovante, entregue pelo atendente do Banco, que comprovará a participação nessa etapa.
Atualização de dados
Para fazer a atualização de dados cadastrais, basta acessar o site do IPAJM www.ipajm.es.gov.br, e entrar no banner Recadastramento 2019. É válido informar que ao final desse processo será emitido recibo para atestar a conclusão da referida atualização.
“Para que o recadastramento seja efetivamente concluído é obrigatório que o beneficiário cumpra as duas etapas - prova de vida e atualização cadastral. Caso não realize, o pagamento será suspenso”, alerta a diretora Técnica do IPAJM, Mariana do Nascimento Gonçalves.
Casos especiais
Os aposentados e pensionistas que residem em outro estado ou país, ou que não podem se locomover a uma agência do Banestes para fazer a prova de vida, ou são incapazes, entre outros casos específicos, devem acessar o site www.ipajm.es.gov, e clicar no banner Recadastramento 2019 para saber como devem se recadastrar.
Outra opção é entrar em contato com o teleatendimento do IPAJM nos números (27) 3201-3180 e 0800-2836640, das 8 às 18h, de segunda a sexta-feira.
Recadastramento dos aposentados e pensionistas do IPAJM
Duas etapas obrigatórias: prova de vida presencial, no Banestes, e atualização de dados, via internet (www.ipajm.es.gov.br);
Quando fazer: de acordo com a letra inicial do nome do próprio beneficiário.
FOTO: Divulgação / IPAJM
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)