Estão abertas inscrições para diversos cursos online voltados para profissionais da educação das escolas públicas estaduais e municipais, Superintendências Regionais de Educação (SREs) e Unidade Central.
Os cursos estão sendo ofertados pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, por meio do programa Sedu Digit@l, com o objetivo de promover a fluência digital na comunidade escolar com foco no fortalecimento da cultura de inovação e no desenvolvimento de competências para formar a nova geração de jovens protagonistas.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o link http://migre.me/wyvuz, até o dia 15 de maio de 2017. Vale destacar, que a inscrição somente será validada após confirmação, por e-mail, da equipe responsável.
Os cursos são de curta duração, 100% online, seguindo o modelo de oficinas e organizados no formato Mooc (com tutoria). O prazo médio para conclusão de cada curso é de 04 semanas. As formações estão previstas para iniciarem a partir em junho.
Para aprovação, os cursistas deverão realizar as atividades propostas atendendo aos critérios estabelecidos em cada curso e todos os participantes que, ao longo de 2017, obtiverem 30 horas ou mais de formação receberão, por e-mail, um certificado único contendo o nome e a carga horária de todos os cursos nos quais for aprovado, emitido pela Fundação Vanzolini (USP), credenciada pelo MEC. Para os que concluírem o(s) curso(s) com carga horária inferior a 30 horas, será emitida uma declaração de participação.
Esses e outros cursos serão ofertados para todas as escolas também no 2º semestre. Desse modo, caberá aos interessados planejarem suas inscrições em um ou mais cursos mensais, visando garantir o seu próprio processo de aprendizagem e terminalidade do curso.
Sedu Digit@l
O Sedu Digit@l - http://sedudigital.sedu.es.gov.br/ - tem como objetivo facilitar o acesso de educadores a materiais educativos de base tecnológica, de forma a enriquecer e dinamizar as práticas pedagógicas. Além disso, ferramentas também irão apoiar os estudantes que querem aprofundar seus estudos e os pais preocupados em acompanhar a educação de seus filhos.
Dentre as ações propostas pelo Sedu Digit@l estão: desenvolvimento de metodologias ativas, plataformas e conteúdos digitas para Reforço Escolar, EJA e Ceeja Digital, Pré-Enem Digital, Currículo Interativo (banco de objetos de aprendizagem).
A proposta é desenvolver cultura/experiência digital integrada ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento, metodologias ativas, estímulo ao engajamento e produção de conhecimento e valorização das produções escolares.
Cursos disponíveis
- Jogos e brincadeiras: para além da seriação
:: Carga horária - 15 horas
- Jogos e brincadeiras favorecem o desenvolvimento? Estimulam a criatividade? O jogo deve ter caráter didático ou pode ter um fim em si mesmo? Jogos físicos ou digitais podem, além de ser jogados, criados por crianças e jovens? Quais as possibilidades e os limites de uma e de outra forma? Como se relacionam com a multisseriação? Essas são algumas das indagações que o curso Jogos e Brincadeiras: para além da seriação propõe a você, professor(a). Vamos discutir e analisar a potencialidade de jogos e brincadeiras na constituição da infância, de maneira a estabelecer vínculos cada vez mais frutíferos entre brincar, aprender e crescer.
- Fotografia na Aprendizagem – Novos olhares para construir o conhecimento
:: Carga horária - 15 horas
- Desde as técnicas artesanais, como a câmera de lata e a fotografia pin hole (“buraco do alfinete”), até a utilização de modernos dispositivos digitais, a fotografia guarda grande potencial pedagógico. Se a imagem remete a leitura, memória, crítica e expressão, a produção de imagens por meio de fotografias alia a esses benefícios um novo letramento, muito promissor ao desenvolvimento pessoal e cognitivo. Neste MOOC, além de conhecermos técnicas de fotografia e princípios de imagens digitais, exploraremos possibilidades e experiências de uso da fotografia como recurso de aprendizagem, construção e comunicação. Colocaremos, juntos, a "mão na massa" e as câmeras, nas mãos de nossos alunos.
- Mudanças de tempos e espaços para inovação pedagógica
:: Carga horária - 15 horas
- A escola como a conhecemos apresenta uma estrutura de séculos. Carteiras enfileiradas (com alunos que não se olham), um quadro-negro, um professor à frente que explana crianças e jovens que pouco são convidados a se manifestar, a sala de aula como reduto e horários compartimentados a partir do ensino por áreas são características muito presentes em diversos países, nas diferentes fases da vida acadêmica dos aprendizes. Com que frequência paramos para nos perguntar como esse modelo se estabeleceu? A quem ele serve? Será que de fato beneficia o desenvolvimento dos alunos? Favorece o crescimento intelectual? E como podemos mudar a realidade escolar começando pela nossa sala de aula? Neste curso, faremos uma análise do modelo de escola tradicional para, então, colocarmos em prática ações e estratégias que permitam romper esse paradigma tão consolidado. Conheceremos, ainda, diversas experiências inspiradoras que nos ajudarão nesta importante missão como educadores.
- Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online
:: Carga horária - 15 horas
- Você já ouviu a expressão "computação na nuvem"? Sabe o que ela quer dizer? Conhecendo ou não seu significado, é muito provável que você já desfrute de diversos benefícios dessa aplicação. A computação na nuvem permite produzir e armazenar documentos multimídia (como textos, fotos, vídeos, infográficos) via ferramentas diretamente na rede (ao invés de instaladas no seu computador), além de acessá-los e compartilhá-los a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet. Que tal levar essa novidade para a sua escola e o seu grupo de alunos? Neste curso, aprenderemos mais sobre a computação na nuvem e sobre um conjunto de recursos online para que alunos e educadores criem, colaborem, compartilhem e "voem alto".
Avaliação: para quê e como avaliar
:: Carga horária - 15 horas
- É papel da escola auxiliar os alunos no desenvolvimento de diferentes competências. Sendo assim, torna-se fundamental analisarmos a avaliação como um processo contínuo e formativo, como mais uma oportunidade de aprendizagem para o aluno e, ao mesmo tempo, como ponto de reflexão sobre nossa prática docente. E você, professor (a), como pode ajudar a transformar a realidade dos processos avaliativos? Como utilizar, a seu favor e a favor da aprendizagem dos seus alunos, avaliações que permitam diagnosticar problemas e sirvam para a construção de novos conhecimentos? Neste curso, você está convidado a discutir para que e como avaliar, a trabalhar com diferentes abordagens avaliativas e a refletir sobre a avaliação não como fim, mas parte do processo de aprendizagem.
FOTO: Divulgação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)