Quem deseja rememorar os trajetos percorridos pelos primeiros imigrantes no Espírito Santo e desfrutar as paisagens que compõem a serra capixaba já pode se inscrever para a 16ª edição do
“Caminho do Imigrante”, que será realizada no dia 1º de maio. O evento é organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES).
A inscrição é gratuita e obrigatória e deve ser feita até o dia 24 de abril no endereço http://www.caminhodoimigrante.es.gov.br.
O “Caminho do Imigrante” segue a estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que colonizaram e fundaram Santa Teresa no século XIX.
Para a definição do itinerário, foram consideradas as descrições contidas nos documentos do APEES e as informações que estão em livros como “Karina”, de Virginia Tamanini, e “Canaã”, de Graça Aranha, que possuem referências a esse percurso. Essa parte da história capixaba é retomada pelos caminhantes como uma homenagem aos seus avós e bisavós.
Instruções
A infraestrutura do trajeto somente será usufruída pelos participantes inscritos e identificados com a pulseira distribuída no ponto de saída de Santa Leopoldina. O equipamento será dado mediante o comprovante de inscrição. O horário de saída dos ciclistas será às 6h30 e a dos andarilhos às 7h. O retorno dos ciclistas para Santa Leopoldina ocorrerá obrigatoriamente por uma nova trilha, sinalizada pela organização.
O café da manhã em Santa Leopoldina será oferecido das 6h às 6h40. A tradicional polenta, em Santa Teresa, será oferecida a partir das 12h. O transporte de retorno para Santa Leopoldina será das 15h às 17h. O trajeto da caminhada será fechado para veículos até as 10h. Os automóveis e vans de apoio particulares deverão seguir via Santa Maria de Jetibá.
Serviço
As inscrições vão até o dia 24 de abril, no site www.caminhodoimigrante.es.gov.br .
FOTO: Divulgação / Arquivo Público
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)