O Hospital Estadual Central, localizado no Centro de Vitória, realizou a primeira cirurgia de crânio com paciente acordado. É a primeira vez que um hospital público do Estado faz este procedimento. A cirurgia aconteceu no último dia 20.
O paciente Nelson Fernando Melo de Miranda sofria de frequentes crises de epilepsia. “Agradeço a Deus porque ele guardou para mim tudo de melhor, o melhor hospital e a melhor equipe. Souberam me deixar muito tranquilo e fiquei muito à vontade durante a cirurgia”, relatou.
Durante a cirurgia, o paciente teve de identificar figuras e responder a função de cada uma delas. Nelson interagiu com êxito superando as expectativas da equipe médica. A cirurgia durou cerca de cinco horas e teve sucesso absoluto.
O médico coordenador da equipe de neurocirurgia do Hospital Estadual Central, Leandro de Assis Barbosa, explicou a importância desta conquista. “Este tipo de cirurgia precisa de um aparato tecnológico alto e grande. São cerca de 10 pessoas dentro da sala cirúrgica, e hoje a gente consegue fazer isso no Estado sem problemas,” relatou.
FOTO: Divulgação / TVE
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)