Mais um ano chegou ao fim e o Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC) concluiu mais um período de prestação de serviços de qualidade para os capixabas. De janeiro a novembro, foram registrados 15.939 atendimentos ambulatoriais, 4.145 procedimentos cirúrgicos e 3.943 internações, com média de 98,02% de satisfação dos usuários.
Logo no início de 2019, o HEC investiu R$ 2.622.000 na compra do sistema de raio-x Allura Xper FD20, um aparelho com a tecnologia mais moderna do Estado para a realização de procedimentos neurovasculares e vasculares periféricos. A compra do equipamento garantiu mais segurança e qualidade no diagnóstico e no processo de intervenção ao paciente. Desde fevereiro, quando a máquina chegou ao hospital, mais de 591 procedimentos foram realizados e muitos pacientes foram beneficiados.
Ainda em 2019, o HEC também concluiu sua participação no estudo Resilient, cuja finalidade era buscar formas de padronizar a trombectomia mecânica no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é um tratamento revolucionário para a fase aguda do acidente vascular cerebral (AVC), que consiste em um cateterismo cerebral, no qual é introduzido um cateter pela virilha do paciente, alcançando o cérebro para a retirada do trombo responsável por entupir a artéria, o que causa sintomas da doença.
Quando o assunto é AVC, o HEC é referência no Estado, oferecendo todos os tratamentos comprovadamente eficazes no mundo para AVC, inclusive a trombectomia mecânica, que é realizada em apenas quatro hospitais públicos do Brasil, sendo o único da rede pública do Espírito Santo a fazer o procedimento. Só em 2019, foram mais de 840 internações na unidade de AVC.
Além da especialidade, o HEC realiza procedimentos de média e alta complexidades nas áreas de vascular, ortopedia e neurocirurgia. Neste ano, os três setores acumularam 2.642 internações. O hospital ainda possui uma clínica do sono, com capacidade para atender até dois pacientes por noite, onde é realizada a polissonografia – exame que investiga distúrbios do sono. De janeiro até o mês de novembro, foram registradas 460 internações no local.
No dia 15 de dezembro, o HEC completou 10 anos de serviços prestados à sociedade. Ao longo desta década, foram mais de 130 mil atendimentos ambulatoriais e mais de 38 mil internações.
ACSC
A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é uma entidade filantrópica e Organização Social de Saúde (OSS) fundada em 1922 no Brasil. A instituição concentra atividades nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, formando uma rede a serviço da vida.
Desde 2011, a ACSC é a responsável pelo gerenciamento do Hospital Estadual Central – Benício Tavares Pereira (HEC), localizado no Centro de Vitória, garantindo 100% de atendimento a pacientes do SUS.
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)