O Palácio da Cultura Sônia Cabral está sendo apresentado ao público capixaba neste ano como um novo local destinado a atividades culturais no Centro de Vitória. O espaço, de beleza arquitetônica eclética do começo do século XX, já possui um longo percurso dentro da história política e social do Estado. E quem registra essa trajetória em forma de livro é o jornalista, professor e escritor José Antonio Martinuzzo. A publicação “Palácio da Cultura Sônia Cabral - Casa da Música” será lançada nesta terça-feira (29), às 19 horas, no próprio Palácio. A atração musical ficará por conta do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses). A entrada é livre.
A obra narra toda a história do Palácio: desde a utilização original no fim do século XVII pelos colonizadores do terreno onde foi construído, anteriormente ocupado pela Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, passando pela conjuntura político-econômica que propiciou a construção do Palácio, inaugurado em 1912, com o propósito de abrigar o Poder Legislativo do Espírito Santo - já no Governo Jerônimo Monteiro (1808-1912). É nesta parte, inclusive, que Martinuzzo descreve um pouco da vida do idealizador, o construtor e arquiteto autodidata André Carloni.
Segundo Martinuzzo, haverá também um capítulo que vai detalhar o processo de restauro e revitalização do Palácio, ocorrido entre os anos de 2012 e 2016, e outro com informações sobre a homenageada, a pianista e professora Sônia Cabral, que dá nome ao local. As imagens que ilustram a publicação são da fotógrafa e professora Rosane Zanotti. Os livros serão distribuídos gratuitamente e disponibilizados na Biblioteca Estadual e, também, em todas as bibliotecas públicas municipais.
:: Lançamento do livro “Palácio da Cultura Sônia Cabral - Casa da Música”, de José Antonio Martinuzzo
Data: terça-feira (29), às 19h
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral, Praça João Clímaco, Cidade Alta / Entrada franca
FOTO: Beto Morais / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)