05/04/2018 08h03 - Atualizado em 05/04/2018 10h18

Confira o atendimento da unidade móvel do Hemoes

Para atender às diversas solicitações em todo Estado e aumentar o número de doações de sangue, o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) possui uma agenda de programações para realização de coletas externas realizadas com a unidade móvel.

O projeto visa levar o ônibus do Hemoes aos diversos municípios capixabas, em empresas e comunidades, e mostrar como é fácil, simples e seguro realizar a doação e salvar vidas.

O objetivo, além de manter adequados os estoques, é incentivar os doadores com sangue fator RH negativo a comparecer para doação, e, para alcançar esse objetivo, o Hemoes conta com o apoio da população.

Em abril, as visitas começam hoje. A unidade móvel estará no centro de Santa Teresa. Já nos dias 24 (terça-feira) e 25 (quarta-feira), será a vez da cidade de Cariacica receber o ônibus do Hemoes. A unidade móvel estará na Associação de Moradores de Itacibá.

Já no dia 28, sábado, a coleta externa será realizada no bairro Santa Mônica, em Vila Velha, na Igreja Batista Vida Nova.

De acordo com a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, a maior necessidade no momento é o fator RH negativo, mas que é importante manter o estoque com todos os tipos sanguíneos. “Esses tipos de sangue são mais raros, pois podem ser transfundidos também em pessoas de RH positivo. No entanto, é importante receber os demais fatores sanguíneos para manter o estoque”, explicou a diretora.

Ela destacou ainda que, além da doação de sangue, também haverá cadastro para doação de medula óssea nas visitas da unidade móvel em Santa Teresa e Cariacica.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

Programação

- Para todas as coletas a distribuição de senhas será das 8h30 às 13 horas, exceto em Santa Teresa, onde a distribuição de senhas será das 7h às 12h.

05/04 – Praça Duque de Caxias, Centro, Santa Teresa. Haverá cadastro para doação de medula óssea.

24 e 25/04 – Associação de Moradores de Itacibá – Rodovia Governador José Sette, 931/957, Itacibá, Cariacica. Haverá cadastro para doação de medula óssea.

28/04 - Igreja Batista Vida Nova - Rua 31, 215, Bairro Santa Mônica, Vila Velha.

- Para solicitar a unidade móvel é preciso entrar em contato com o hemocentro: hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard