O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), vai viabilizar as obras de reforma, ampliação e construção de uma nova sede para a Creche Municipal Sinhá Rosa, localizada no bairro Jardim Jandira, em Iconha. O Estado vai repassar R$ 1 milhão ao Município para a execução dos serviços. A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada ontem (17) pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário da Educação, Vitor de Angelo.
Durante a solenidade, Casagrande afirmou que o investimento na primeira infância será uma das marcas de sua gestão. “A educação nos anos iniciais é a mais importante para o desenvolvimento do ser humano. É quando se cria o desenvolvimento cognitivo. Uma criança que é atendida por uma escola com estrutura adequada, com alimentação de qualidade, com professores preparados, vai se desenvolver mais do que quem não teve acesso. Hoje são novas vagas criadas, mais de 200 crianças que serão atendidas”, afirmou.
O governador citou ainda o projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa que autoriza a captação de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimento em educação. “Queremos fazer obras estruturantes e que farão a diferença na vida das pessoas”, reforçou Casagrande.
De acordo com o secretário Vitor de Angelo, o início das intervenções está marcado para a próxima semana e vai representar aumento na oferta de vagas. Serão 18 novas vagas, aumentando para 264 o número de crianças atendidas entre zero e três anos de idade. “Por meio de um recurso do Funpaes, a educação municipal será agraciada com uma obra que vai permitir o aumento da oferta de vagas na educação infantil”, disse.
Entre as principais intervenções a serem feitas está a construção de uma nova sede com oito novas salas de aula, sala multiuso, refeitório, pátio coberto, banheiros infantis, de cadeirantes, de funcionários, trocador para crianças menores, lactário, despensa, lavanderia, rouparia, copa para funcionários, diretoria, almoxarifado, sala de professores e secretaria.
FOTO: Hélio Filho / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)