05/07/2017 08h02 - Atualizado em 05/07/2017 08h54

Governo do Estado entrega serviço de saúde mental no município da Serra

Começou a funcionar ontem, no bairro Morada de Laranjeiras, o primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) do município da Serra. O espaço foi construído e mobiliado com recursos do Governo do Estado. Já a gestão do serviço e o atendimento serão feitos pela administração municipal.

Com a entrega da obra, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ajuda o município a organizar e ampliar o atendimento a crianças, adolescentes e jovens que vivem em sofrimento psíquico grave, seja por causa de transtornos mentais como autismo, depressão e ansiedade ou por uso abusivo de álcool e outras drogas.

Passo importante

A Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Sesa ressalta que a entrega desse Caps Infantojuvenil é um passo importante para a organização da Rede de Atenção em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas no Espírito Santo, bem como para a melhoria do acolhimento e do atendimento ao público de 0 a 18 anos de idade incompletos que necessitam de assistência nessa área.

O Caps Infantojuvenil é o espaço onde é oferecido um atendimento integral a essas crianças, adolescentes e jovens, envolvendo os usuários do serviço, suas famílias e a comunidade. Para tanto, o serviço dispõe de uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, enfermeiro, farmacêutico, psicólogo, terapeuta ocupacional, profissional de artes, educador físico e médico.

Investimento e estrutura

O Caps Infantojuvenil da Serra foi construído em terreno cedido pela administração do município. Para a construção do espaço físico foi investido um total de R$ 1.219.486,77 por parte da Sesa.

O local possui 04 consultórios, repouso com 02 leitos para desintoxicação, auditório com 50 lugares, posto de enfermagem, área para arquivo e recepção, área administrativa, farmácia, copa e cozinha, refeitório, sanitários masculino, feminino e para pessoas com deficiência, sala de estar para técnicos, 02 salas para oficina, sala para atendimento em grupo, área externa para atividades e quadra de esportes.

Por meio de um termo de concessão de uso firmado com o município, a Sesa repassou ainda todo o mobiliário para o funcionamento do Caps. Ao todo, foram cedidos 136 itens, entre estantes, mesas para escritório, mesas e bancos para refeitório, armários, poltronas reclináveis, cadeiras e longarinas.

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard