O governador Paulo Hartung assinou a autorização da promoção por tempo de serviço de 3.199 profissionais da Educação. O Decreto com a lista dos servidores beneficiados foi publicado na última sexta-feira (10), no Diário Oficial do Estado. A ação valoriza o magistério estadual e reafirma o compromisso do Governo do Estado de pagar em dia o salário dos servidores e assegurar direitos desses profissionais, como a promoção e a progressão na carreira.
“Há um compromisso com a valorização do magistério. Essa é uma das principais ações propostas no Planejamento Estratégico 2015-2018. Estamos cuidando da rede com muito zelo, atenção e carinho. Estamos cada vez mais investindo na modernização da rede estadual de ensino público”, destacou o governador.
A concessão da promoção é realizada a cada dois anos, onde anualmente são promovidos diversos profissionais. Os 3.199 servidores que serão beneficiados fazem jus à promoção biênio 2014/2016, com efeitos financeiros retroativos a 1º de novembro de 2016.
A repercussão financeira mensal dessa promoção será de R$ 321.654,11 e para pagamento das diferenças atrasadas serão necessários aproximadamente R$ 1.608.270,53, considerando vencimentos, vantagens provisão do 13º vencimento e encargos patronais.
A concessão da promoção por tempo de serviço foi concedida aos profissionais na forma da Lei nº 5.580/98 e LC nº 428/07, referente ao biênio de 1º de novembro de 2014 a 31 de outubro de 2016.
Magistério
Outras ações para beneficiar o magistério também estão sendo realizadas pelo Governo do Estado, como concurso público, concessão de benefícios como ascensão funcional, promoção e Bônus Desempenho.
Novos professores aprovados do último concurso, realizado em 2015, tomaram posse e estão atuando nas escolas da rede estadual em todo o Estado. Um novo concurso também já foi anunciado e a previsão é que mais mil vagas sejam abertas com a publicação de um novo edital. E mais, um novo processo seletivo para contratação de professores e pedagogos foi implantado, inovando a forma de contratação de profissionais em designação temporária.
A valorização do magistério é uma das principais ações propostas no Planejamento Estratégico 2015-2018. Por isso, a Sedu está trabalhando fortemente para implantar uma nova política de formação para os profissionais da área, visando à valorização e recomposição gradual do quadro do magistério.
FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)