21/05/2024 17h57 - Atualizado em 21/05/2024 18h55

Governador participa da comemoração dos 134 anos do Diário Oficial do Espírito Santo

 

Segunda publicação do segmento mais antiga do País, o Diário Oficial do Espírito Santo celebra nesta quinta-feira (23) 134 anos de história. Esse novo marco foi celebrado em um evento realizado nesta terça-feira (21), no auditório da Receita Federal, em Vitória. O governador Renato Casagrande participou do encontro e ressaltou a importância do Diário Oficial do Estado (DOE) como fonte histórica de informação e transparência para a sociedade.

“O Diário Oficial do Espírito Santo é um dos mais antigos do Estado e tem uma história bonita, que representa tudo o que aconteceu na nossa sociedade. É um veículo ¨filme” que mostra todo o avanço que aconteceu com o fim das impressões, a economia de papel, o uso de tinta. A história do Diário é a história desse avanço tecnológico. Além disso, o Diário Oficial é sinônimo de transparência. E um governo organizado como o nosso, precisa ter esse compromisso”, ressaltou o governador.

Na ocasião, além de celebrar a perenidade do Diário Oficial ao longo dos anos, a Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES), autarquia responsável pela publicação do DOE, apresentou os planos de expansão e inovação da instituição, projetados no Planejamento Estratégico 2024/2026.

“Temos muito orgulho do Diário Oficial do Espírito Santo. São 134 anos de história, registrando os fatos do nosso Estado por meio da publicação das leis, decretos, portarias e outras informações de interesse público. Temos uma ferramenta fundamental para a garantia da transparência e perenidade das informações. E no nosso Planejamento Estratégico 2024/2026 projetamos iniciativas de inovação e de preservação da memória de nossa história, como a estruturação da nossa nova sede”, destacou a diretora-geral, Sandra Shirley de Almeida.

O governador Renato Casagrande também participou do momento de entrega aos gestores da Imprensa Oficial dos quadros com a Missão, Visão e Valores, que são resultado do Planejamento Estratégico 2024/2026.

Museu da Imprensa Oficial

A nova sede da Imprensa Oficial será estruturada no prédio onde funcionava o Ibama na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em Vitória. O prédio foi cedido pelo órgão federal e o Termo de Cessão ao DIO/ES foi assinado durante o evento. Participaram da assinatura, o governador Renato Casagrande, a diretora-geral do DIO/ES, Sandra Shirley de Almeida, o superintendente do Ibama no Espírito Santo, Rodrigo Vargas Ribeiro, e o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira. O IJSN também terá parte do espaço do edifício, onde irá montar uma sala de estudos e pesquisas.

No novo prédio, o DIO/ES terá, além das instalações administrativas, um Museu interativo dedicado à história do Diário Oficial do Estado. O projeto do espaço está em andamento e vai contar com a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Inteligência Artificial e Pioneirismo

O professor e chefe do Departamento de Design da Ufes, Hugo Cristo, trouxe para os participantes uma palestra em forma de provocação: "Qual a Inteligência da Inteligência Artificial?". A apresentação demonstrou como a tecnologia pode ser utilizada como aliada para melhorar a eficácia dos serviços e rotinas.

História

O evento contou ainda com uma breve apresentação da história do Diário Oficial do Espírito Santo feita pela analista do Executivo e Assessora de Comunicação do DIO/ES, Stephanie Oliveira.

Com 134 anos de existência, o Diário Oficial do Espírito Santo segue registrando em suas páginas a história do Espírito Santo por meio de decretos, leis, balanços patrimoniais e outras matérias oficiais.

Apesar do marco ser a circulação da primeira edição, em 23 de maio de 1890, essa história começou alguns meses antes, em 20 de fevereiro de 1890, quando o então governador, Affonso Claudio de Freitas Rosa, editou o Decreto nº 14, de criação do “Diário Official do Estado Federal do Espírito-Santo”. No início, a oficina tipográfica ficava no Palácio Anchieta, no Centro de Vitória.

Em 1948, no Governo de Carlos Fernando Monteiro Lindenberg, a Imprensa Oficial foi transferida para uma nova sede, na famosa Avenida Capixaba, atual Jerônimo Monteiro. A partir de 1971, a autarquia conquistou sede própria no bairro Bento Ferreira, em Vitória, onde o parque gráfico funcionou até o início de 2018. O fim das edições impressas havia ocorrido um pouco antes, pois em 1º de agosto de 2017 o Diário Oficial do Espírito Santo passou a ser veiculado apenas na internet.

No final de 2020, o DIO/ES passou por uma nova mudança de sede, desta vez para uma sala no RS Trade Tower, localizado na avenida Nossa Senhora da Penha, na Praia do Canto. Mais compacta, a nova sede proporcionou maior economia nos custos e mais dinamismo à equipe. A modernização trouxe a facilidade de acesso. Hoje é possível tanto fazer uma publicação via smartphones, tablets e outros dispositivos móveis quanto acessar a edição de qualquer lugar, por meio do site www.dio.es.gov.br. As edições também estão disponíveis para acesso gratuito nas redes sociais da instituição: Instagram (@diariooficiales), Threads (@diariooficiales), X (oficialdiarioes), Facebook (@diariooficiales), Telegram (@Diario_Oficial_ES) e Canal do WhatsApp.

Texto: Stephanie Oliveira

Fotos: Hélio Filho / Secom-ES

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação do DIO/ES
Renata Belmiro/ Stephanie Oliveira
(27) 3636-6904
renata.nascimento@dio.es.gov.br/stephanie.oliveira@dio.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard