06/02/2019 08h04 - Atualizado em 06/02/2019 09h22

Educação: rede pública estadual recebe novos computadores

O governador Renato Casagrande, e o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, estiveram na manhã de ontem, na Escola Néa Salles Nunes Pereira, no bairro Maracanã, em Cariacica. A visita foi para dar as boas-vindas aos alunos e fazer a entrega de 40 computadores já conectados à internet, que serão utilizados na escola para incrementar as aulas. A entrega marcou o início do ano letivo para mais de 230 mil alunos em 464 escolas da rede pública estadual.

Durante sua fala de boas-vindas aos alunos, o governador explicou o motivo pelo qual a escola Néa Salles Nunes Pereira foi escolhida para a visita no primeiro dia letivo do ano. “Tenham disposição e boa vontade, mesmo que morem em comunidades vulneráveis, mesmo que a escola não dê todas as condições. Temos 60 mil jovens em idade escolar fora da sala de aula. Não adianta transformar meia dúzia de escolas em excelência e abandonar todo o resto. Temos uma meta de escolas em tempo integral e enquanto não transformamos toda a rede, vamos dar atenção a todas as escolas. Poderíamos abrir o ano letivo em uma escola de excelência, mas preferimos vir a uma que necessita de investimentos. Hoje entregamos 40 computadores já conectados à internet, para que os alunos possam se desenvolver através da tecnologia. Uma escola sem estrutura, sem tecnologia acaba não tendo atrativos para os alunos. Vamos fazer todo o esforço para melhorar este ambiente para vocês”, concluiu.

O secretário Vitor de Angelo reforçou que essa atenção para toda a rede é um dos eixos prioritários de atuação à frente da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). “A nossa presença aqui, hoje, marca não só o início do ano letivo para toda a rede, mas passa a mensagem muito clara de que nós não privilegiaremos determinadas escolas. A escola não é só um lugar de aprendizagem, a escola também é um espaço de lazer e de convivência. Então aproveitem para aprender, para fazer amizades e para crescerem como alunos e como professores”.

Cromebooks

Ao todo, 194 escolas recebem neste início de ano letivo o equipamento, que conta, cada um, com 40 destes cromebooks, equipamentos que levam a facilidade do acesso à Internet via wi-fi em qualquer ambiente da escola.
O equipamento é apropriado para uso do wi-fi, permitindo, assim, ganho do tempo de aula, além do uso em outros ambientes da escola, sem necessidade de mobiliário específico e instalações elétricas. O espaço dinâmico permite criar e experimentar práticas pedagógicas inovadoras.

Patrulha escolar

A Sedu recebeu, recentemente, 13 novas viaturas para auxiliar o trabalho da Coordenação da Companhia Especializada de Polícia Escolar. Os novos veículos renovam e ampliam a frota da Patrulha Escolar, possibilitando a atuação de todo o efetivo e a expansão do serviço para municípios do interior do Estado durante visitas preventivas às escolas, no mínimo, uma vez por semana.

Novas escolas

Além das escolas de Ensino Regular, a Sedu também iniciou as atividades escolares do ano letivo em mais quatro unidades de Tempo Integral, localizadas em Viana, Conceição do Castelo, Muqui e Fundão.

FOTO: Ademir Ribeiro / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard