01/08/2019 08h01 - Atualizado em 01/08/2019 09h52

Drama em Homenagem a Rubem Braga no Teatro

O Banestes, em parceria com o Ministério da Cidadania e por meio da Lei de Incentivo à Cultura, traz na décima edição do Circuito Banestes de Teatro o espetáculo “Rubem Braga – A vida em voz alta”, com o ator capixaba José Augusto Loureiro. A peça terá estreia mundial no dia 09 de agosto, no Teatro Rubem Braga, na cidade natal do escritor, Cachoeiro de Itapemirim, e terá apresentações também em Castelo, Muqui e Vitória.

Tendo por base crônicas, poemas e passagens biográficas de Rubem Braga, o monólogo apresenta o escritor no seu apartamento, em meio a recordações sobre velhos amigos e amores, a infância no interior, a carreira jornalística e literária e a luta contra o autoritarismo, desenvolvendo o que poderia ser a sua crônica derradeira, ou apenas só mais um trabalho.

A montagem é uma realização da WB Produções em parceria com os grupos de teatro Folgazões, cujos membros, Leonardo Magalhães e Duílio Cid, assinam, respectivamente, a direção e a dramaturgia; e a Cia de Atores de Laura, que tem Charles Fricks assinando a supervisão de direção.

Para dar vida ao escritor, foi convidado o veterano ator capixaba José Augusto Loureiro. Em sua carreira, além da participação em diversas montagens teatrais no Estado, ele também representou papeis em filmes como Lamarca e Policarpo Quaresma.

A décima edição do Circuito Banestes de Teatro conta com seis espetáculos (quatro nacionais e dois locais), um total de 19 apresentações, em 10 cidades, e uma estimativa de público de 10 mil pessoas.

O Projeto “Circuito Banestes de Teatro” teve início em 2009, e nestes anos foram 49 espetáculos realizados, com 125 apresentações.

Além de Vitória, o projeto excursionou para as seguintes cidades: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Alegre, Guaçuí, Linhares, São Mateus, Aracruz, Anchieta e Afonso Cláudio, atingindo um público de 73 mil expectadores. Grandes nomes do Teatro Brasileiro se apresentaram em palcos capixabas por meio do Circuito Banestes, como: Bibi Ferreira, Miguel Falabella, Marieta Severo, Marco Luque, Denise Fraga, Antônio Fagundes, Tarcísio Meira, entre outros.

Os variados gêneros teatrais também foram apresentados: dramas, comédias, stand ups, musicais, infantis. Artistas locais e seus respectivos grupos também fizeram parte do Circuito, sendo eles: Grupo de Teatro Empório, Cia Folgazões, Grupo Rerigtiba, Grupo Vira Lata, Cia de Teatro Urgente, Grupo Gota, Pó e Poeira e Comédia a La Carte.

Rubem Braga

Reconhecido como um dos maiores escritores do País e considerado o fundador da crônica moderna, o escritor e jornalista Rubem Braga nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, em 1913, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1990. Com uma incrível produção de mais de 15 mil crônicas, Braga passou por diversos jornais do Brasil, tendo realizado entrevistas com grandes nomes da cultura mundial do século XX, como Sartre, Neruda e Picasso. Também fez a cobertura de conflitos militares como a Revolução Constitucionalista de 1932, no Brasil, e a Segunda Guerra Mundial.

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard