Desde o início do mês de outubro, as edições do Diário Oficial do Espírito Santo estão circulando com o símbolo da luta contra o câncer de mama. O laço cor-de-rosa está estampado nas capas das edições, como forma de reforçar a importância do movimento internacional “Outubro Rosa”.
“Esta é uma campanha mundial de conscientização, especialmente das mulheres, sobre a importância da prevenção do câncer de mama. É fundamental a realização de exames para a redução da mortalidade. Se identificado no início, há um alto índice de cura e o alerta é para isso, para que as mulheres fiquem atentas e consigam se prevenir”, destacou a diretora-presidente do Departamento de Imprensa Oficial do Espírito Santo, Sandra Shirley de Almeida
Além do lembrete diário nas edições das publicações do DIO/ES, a equipe do Qualivida também promoveu uma ação prática voltada para os servidores da autarquia. Todos foram para a instituição vestidos de rosa, como uma forma de ampliar a adesão à campanha.
“O Outubro Rosa é mais do que um mês. É um compromisso coletivo de compartilhar informações, promover a prevenção e fortalecer a solidariedade”, ressaltou a gerente de Recursos Humanos e coordenadora do Qualivida DIO/ES, Jocimara Martins.
O câncer de mama
Estudos indicam que o câncer de mama, quando identificado em estágios iniciais, apresenta prognóstico mais favorável no tipo de tratamento a ser adotado, o que possibilita 95% de cura, nas pacientes.
Segundo o Painel de Oncologia Brasil, no Espírito Santo foram registrados em 2022, 1.443 casos de mulheres com câncer. Em 2023, de janeiro a 15 de setembro, foram 676 casos registrados.
Quanto aos óbitos por câncer de mama feminino, segundo o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), foram registrados no Estado em 2022, 369 mortes. E de janeiro a setembro deste ano, foram 244 óbitos em decorrência da doença.
Texto: Stephanie Oliveira (com informações da Secretaria de Estado da Saúde)
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação do DIO/ES
Renata Belmiro (renata.nascimento@dio.es.gov.br) e Stephanie Oliveira (stephanie.oliveira@dio.es.gov.br) / (27) 3636-6904