No Dia Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado na última segunda-feira (14), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância da adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção, bem como os cuidados para evitar as complicações da doença.
Alimentação saudável e prática regular de atividade física são aliados para prevenção e controle da diabetes tipo 2, que ocorre quando a insulina, que é produzida pelo pâncreas controlando os níveis sanguíneos de glicose, não consegue agir de forma adequada no organismo.
A diabetes tipo 2 se manifesta mais frequentemente em adultos, mas tem sido observado cada vez mais na infância e na juventude, principalmente por causa do aumento da obesidade e do sedentarismo em todas as faixas etárias.
Já a diabetes tipo 1 é causada por uma falha genética que ocorre quando a criança ainda está sendo formada na barriga da mãe. Na diabetes tipo 1 as células beta do pâncreas, que produzem insulina, são destruídas pelo sistema de defesa do organismo como um corpo estranho.
Nos dois tipos da doença, além de tomar os remédios indicados, é muito importante que o paciente mantenha uma alimentação saudável e pratique atividade física para controlar o nível de glicose e evitar o aparecimento de outras doenças, aumento de colesterol e de triglicerídeos, hipertensão arterial, e ainda evitar demais complicações como cegueira, infarto, derrame e até amputação de membros.
Entre os sintomas da diabetes tipo 1, podem existir sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, quantidade de urina ao longo do dia, alterações na visão, má cicatrização, vômitos e dores estomacais. Estes sintomas também podem acontecer nos casos de diabetes tipo 2, mas podem ser menos evidentes.
Tratamento
Todo o tratamento medicamentoso para diabetes é feito na rede municipal de saúde. O Governo do Estado, no entanto, oferece dois tipos de insulina de alto custo, que são a glargina e a detemir.
FOTO: Divulgação / Sesa
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)