Com o objetivo de planejar conjuntamente as atividades do movimento internacional de redução de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, na última quinta-feira (21), uma reunião de trabalho, em Vitória, com prefeitos, secretários municipais e representantes das guardas de trânsito. O Maio Amarelo será lançado nacionalmente no Espírito Santo, no dia 24 de abril, às 15 horas, no Palácio Anchieta, também na Capital.
Além do governador do Estado, Renato Casagrande, o lançamento vai contar com autoridades do setor de Trânsito e Mobilidade Urbana de todo o País, assim como de representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em preparação para a campanha, a reunião teve o objetivo de mobilizar os 78 municípios para que proponham e participem ativamente das atividades de conscientização para boas práticas no trânsito.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, que coordenou a reunião, apresentou as principais iniciativas do Órgão, estatísticas sobre acidentes nas vias e rodovias capixabas e conclamou as prefeituras para se engajarem no Maio Amarelo.
Dentre os números apresentados pelo diretor geral do Detran|ES aos participantes, estão a redução de 18,3 % na quantidade de vítimas fatais de trânsito na comparação entre os anos de 2018 (744 mortes) e 2017 (911 mortes), segundo dados do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Propostas nos municípios
O prefeito de Santa Leopoldina, Vavá Coutinho, sugeriu que a campanha publicitária do Maio Amarelo também seja feita por meio de mídia móvel, como no para-brisa traseiro de ônibus, por circular em diferentes locais e pontos distintos, além de destacar a Caminhada do Imigrante, que será realizada em 1º de maio, como opção para o Detran|ES participar com ações educativas.
Presente à reunião, o subsecretário de Transporte da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Siguimar Schwanz, lembrou que, a partir de uma edição do Maio Amarelo, escolas do campo da rede municipal desfilaram, no ano passado, com cores e cartazes do Movimento durante a 29ª Festa Pomerana do município. “Neste ano novamente manteremos a ala com foco na educação de trânsito no Desfile Histórico Pomerano”, afirmou Schwanz.
Participaram, ainda, os prefeitos de São Roque do Canaã, Rubens Casotti; de Iúna, Coronel Weliton Pereira; de Vila Valério, Robson Parteli; de Ibitirama, Reginaldo Simão de Souza; os vice-prefeitos de Baixo Guandu, Eloy Avelino e de Conceição da Barra, Jonias Dionísio; a diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, além de subsecretários, coordenadores de Educação de Trânsito e guardas municipais de 22 municípios da Grande Vitória e do interior.
Maio Amarelo
Trata-se de um movimento internacional que nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
FOTO: Divulgação / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)