Emoção. Esse foi o sentimento que transbordou durante a apresentação especial do Coral Vozes que Inspiram, projeto social desenvolvido pela Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES). O espetáculo integrou a programação do “Natal nos Jardins do Palácio Anchieta”, na última quinta-feira (18), e reuniu público expressivo no Centro Histórico da Capital.
Formado por pessoas com deficiência visual, o coral apresentou um repertório que mesclou músicas trabalhadas ao longo dos ensaios do ano com canções natalinas. O resultado foi uma apresentação marcada por forte emoção, especialmente para os familiares dos integrantes, que acompanharam atentamente todo o espetáculo.
A diretora-geral do DIO/ES, Sandra Shirley de Almeida, foi a responsável por dar as boas-vindas ao público. Ela destacou a relevância do projeto e o significado da apresentação em um dos espaços mais simbólicos do Estado. “O Coral Vozes que Inspiram representa o compromisso do Diário Oficial com a responsabilidade social, a inclusão e a valorização das pessoas. Ver esse projeto ocupar o Palácio Anchieta, emocionando o público, reafirma o papel da instituição para além de sua função legal, como agente de transformação social”, afirmou.
Responsável pela condução artística do grupo, o professor e maestro Thomas Davison ressaltou o caráter coletivo e humano da apresentação. “Cada integrante carrega uma história de superação e, juntos, transformamos essas vivências em música. Cantar no Palácio Anchieta foi um momento especial, que fortalece a autoestima do grupo e demonstra o poder da arte inclusiva”, destacou.
A apresentação foi acompanhada, na primeira fila, pela primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, que prestigiou o espetáculo e ressaltou a importância de iniciativas que promovem inclusão. “Este é um momento em que a arte nos faz sentir mais próximos uns dos outros. A música tem esse poder de tocar o coração e unir as pessoas em um espírito de solidariedade e alegria. Parabéns ao DIO/ES por essa iniciativa tão bonita, que nos enche de esperança”, afirmou.
Saiba mais
O Coral Vozes que Inspiram nasceu há um ano e integra as ações de responsabilidade social da Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES). O projeto é desenvolvido em parceria com a União de Cegos Dom Pedro II (Unicep), de Vila Velha. O grupo é composto por 15 integrantes com deficiência visual, sendo 11 mulheres e quatro homens, sob a condução do professor e maestro Thomas Davison.
Neste ano, o coral participou da abertura da cerimônia de comemoração dos 135 anos da Imprensa Oficial do Espírito Santo e do 1º Prêmio da Imprensa Oficial, realizada no Palácio Anchieta; da abertura da 72ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (ABIO), no Hotel Senac Ilha do Boi; realizou uma apresentação especial de Natal no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes); participou do Natal nos Jardins do Palácio Anchieta, entre outros encontros promovidos em parceria com a Unicep.
Confira a apresentação na íntegra
Texto: Stephanie Oliveira
Fotos: Letícia E. Mello
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação do DIO/ES
Renata Belmiro / Stephanie Oliveira - (27) 3636-6908