23/06/2017 08h04 - Atualizado em 23/06/2017 08h30

Construção da Barragem Graça Aranha avança em Colatina

A Barragem Graça Aranha – que está sendo construída no distrito de Paul de Graça Aranha, em Colatina – está com as obras avançadas. O reservatório, que vai garantir o aumento da reservação de água para a população local em períodos de estiagem, chega a 50% de conclusão. O local recebeu, na manhã de ontem, a visita do governador Paulo Hartung e do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto.

A obra teve início em abril deste ano e terá um investimento de R$ 937 mil. A barragem tem capacidade para 130 mil metros cúbicos de água. Já foram realizados serviços de sinalização da obra, instalação do canteiro e já foi iniciada a construção do barramento e serviço de esgotamento. Ainda serão executadas as atividades de drenagem, serviços ambientais, dentre outros.

Durante a solenidade, o governador Paulo Hartung ressaltou a necessidade de a sociedade debater as relações de consumo dos recursos naturais, em especial, os recursos hídricos. "Construir a barragem aqui em Colatina é muito importante. Ainda mais em um momento como esse e ao contrário dos outros estados estamos investindo. O reservatório vai armazenar 120 milhões de água. Estamos conseguindo um grande reservatório, mas temos que conscientizar, pois precisamos de uma agricultura sustentável. A área ambiental e da agricultura precisam estar juntos, lado a lado", disse o governador.

O secretário Octaciano Neto destacou que o Estado passa pela pior estiagem dos últimos 80 anos e a barragem garante o abastecimento de água ao distrito em futuros períodos de seca.

"A barragem terá capacidade para abastecer a comunidade de Graça Aranha e Paul de Graça Aranha por até 450 dias. Em períodos de seca, a reservação de água garante o abastecimento humano e não será preciso suspender a utilização na agricultura. Além das barragens, o Governo tem feito um trabalho amplo investido em refloresmento para garantir os recursos hídricos", disse Octaciano Neto.

Sérgio Meneguelli, prefeito de Colatina falou da importância desse investimento durante a crise hídrica. "Nós temos que investir para aprender a lidar com a crise hídrica. Armazenando água estamos fazendo um trabalho muito importante", disse o prefeito.

O aposentado Divaldo de Angeli, de 65 anos, que mora em Paul de Graça Aranha há mais de 30 anos comentou sobre a novidade."Sofremos muito aqui na região com a alta de água. Faltava água para beber. A barragem vai evitar que a gente tinha que ir longe buscar água", declarou.

Programa Estadual de Construção de Barragens

A obra faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens, que prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.

A estimativa é que, com a implantação de todas as barragens, sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.

FOTO: Fred Loureiro / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard