O Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo (CES/ES) realiza, partir de hoje até sábado (1º/06), em Guarapari, a 9ª Conferência Estadual de Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um espaço de debate entre todos os segmentos da sociedade, representada através de entidades, com a finalidade de avaliar a situação de saúde do Estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do Estado, proporcionando à população melhor qualidade de vida.
Etapas regionais
Entre janeiro e abril, foram realizadas etapas regionais que consolidaram as propostas para o fortalecimento da Política Estadual de Saúde no SUS. As etapas aconteceram em São Mateus, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e região Metropolitana.
A Presidente do CES/ESA, Maria Maruza Carlesso, disse que "A conferência é um marco. Ela tenta recuperar os temas vibrantes da 8ª e que culminou no SUS que temos hoje e nos capítulos da saúde que nós temos na Constituição, por isso da importância de resgatar a saúde e democracia, e o capítulo que fala que a saúde é um direito de todos e dever do Estado, e os três pilares do SUS".
Maruza explicou que cada regional discutiu o tema central e elaborou propostas que serão debatidas agora no âmbito estadual e depois serão encaminhadas para o âmbito nacional.
“Vamos pegar a nata das propostas priorizadas pelos delegados de cada região e vamos discutir já no conjunto do Estado inteiro, e vamos mandar para Brasília”, disse.
Serviço
9ª Conferência Estadual de Saúde
Data: a partir de hoje (29) até sábado (1º/06)
Local: Sesc Guarapari - Rodovia do Sol, Km 01, Bairro: Muquiçaba, Guarapari/ES
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)