15/10/2019 08h01 - Atualizado em 15/10/2019 10h09

Conceição da Barra assina termo de adesão ao Agenda Mulher

A Prefeitura de Conceição da Barra assinou, na última sexta-feira (11), o termo de adesão ao Programa Agenda Mulher, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Vice-Governadoria. Nesta primeira etapa, o Agenda Mulher Itinerante vai oferecer 340 vagas nos cursos do QualificarES Mulher, em parceria com Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação em Educação Profissional (Secti), e do Programa Ela Pode, realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, que tem o apoio do Google.

"O papel da vice-governadora é representar o Governo e eventualmente substituir o governador. Mas, quando eu tomei posse, eu pensei: - Gente, isso é muito pouco! Eu preciso fazer mais pelas mulheres capixabas. As mulheres sempre estão na invisibilidade e nós estamos trabalhando para melhorar isso. Por isto, criamos este Programa Agenda Mulher, que é coordenado pela Vice-Governadoria, mas que é transversal", disse Jaqueline Moraes.

O documento foi assinado em solenidade com as presenças da vice-governadora Jaqueline Moraes e do prefeito do município, Francisco Bernhard Vervloet, o Chicão. Conceição da Barra é a terceira cidade a aderir ao Programa Agenda Mulher Itinerante, depois de Ibatiba e Marataízes. No mesmo evento, a Prefeitura lançou o programa Qualificação Profissional, que vai ofertar à comunidade 320 vagas em cursos técnicos do Senai.

“Quando podemos ofertar cursos de capacitação, de empoderamento, de fortalecimento, a gente entende que isso faz parte da educação. Entendemos que esses cursos podem fortalecer a qualificação dessas pessoas ou até mesmo requalificá-las para o mercado de trabalho", Francisco Bernhard Vervloet, prefeito de Conceição da Barra.

Durante a sua fala, Jaqueline Moraes explicou as vantagens para o município em aderir ao programa.A vice-governadora disse ainda que as políticas públicas para mulheres não são de responsabilidade apenas de pasta ou órgão do Governo. “Quando nós entendemos que a Política Pública para Mulheres acontece na agricultura, na saúde, na educação – como o Ensino de Jovens e Adolescentes, por exemplo – e outras áreas, nós conseguimos perceber que já existem mulheres produzindo em todos esses lugares”, pontuou Jaqueline Moraes.

Prodnorte 

Um pouco mais cedo, a vice-governadora Jaqueline Moraes se reuniu, na Prefeitura de Conceição da Barra, com chefes do Executivo de alguns dos municípios participantes da Associação dos Municípios para o Desenvolvimento Sustentável do Extremo Norte Capixaba – Consórcio Prodnorte. Ela apresentou as diretrizes do Agenda Mulher e os seus projetos para esses municípios. Estiveram presentes, a prefeita de Montanha, Iracy Baltar; o prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo; e vereadores da região.

FOTO: Leandro Braga / Vice-governadoria

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard