O governador do Estado, Renato Casagrande, e o secretário de Esportes e Lazer, Junior Abreu, receberam ontem esportistas capixabas no Palácio Anchieta, em Vitória. Os atletas foram homenageados pelas conquistas recentes em suas modalidades.
O encontro contou com a presença do campeão mundial de atletismo, Paulo André Camilo, integrante da primeira equipe brasileira a ganhar um ouro no revezamento 4x100 livre. Também participaram do encontro sete caratecas do Instituto Kyokushin de Desenvolvimento Esportivo e Social, que medalharam no 28º Campeonato Brasileiro de Karate Kyokushin, ocorrido em São Paulo (SP) no último domingo (26).
A vitória histórica de Camilo foi alcançada em uma prova do mundial da categoria no Japão, no início do mês, após bater a favorita equipe dos Estados Unidos por apenas dois milésimos. A façanha do atleta e seu início no esporte, dentro de um programa do Governo do Estado, também foram lembrados por Casagrande.
“Gostaria de agradecer a vocês por estarem projetando nosso Estado. Em nosso mandato passado deixamos uma política de esporte bem montada. O próprio Paulo André começou no ‘Campeões do Futuro’. Entendemos o que passa o país nos últimos anos, mas não precisavam ter acabado com a política do esporte como acabou. Nós vamos, de acordo com a nossa possibilidade, resgatando nossos projetos”, disse.
Além do Campeões de Futuro, Paulo André Camilo também participou dos Jogos Escolares do Espírito Santo entre os anos de 2013 e 2015.
Reconhecimento
Treinador dos caratecas campeões brasileiros e idealizador do Instituto Kyokushin, que funciona na região de Terra Vermelha, em Vila Velha, e atende 250 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o mestre Paulo do Carmo elogiou a ação do Governo em reconhecer os atletas capixabas.
“A visita ao Palácio Anchieta foi maravilhosa. Tivemos a oportunidade de mostrar nosso trabalho para o secretário e para o governador, que é alguém que sempre apoiou o esporte. Fiquei muito satisfeito com as palavras do Casagrande no encontro e gostaria de ressaltar que esta é a primeira vez que estamos recebendo um apoio tão intenso da Sesport”, contou.
Bolsa atleta
O secretário de Esportes e Lazer, Junior Abreu, lembrou que todas essas conquistas credenciam esses esportistas a pleitearem o benefício do Bolsa Atleta, programa de incentivo a atletas e paratletas de alto rendimento que, só em 2019, beneficia 117 esportistas capixabas de diversas modalidades.
“O esforço e a dedicação que esses atletas têm em tudo que fazem é reconhecido pela Sesport em nossos programas, dentre eles o Bolsa Atleta. Sabemos como esse recurso faz a diferença para eles e ainda garante uma tranquilidade maior para que todos possam focar apenas em suas competições. Além disso, estamos estudando a volta do Compete, outro programa importante que oferece passagens aéreas para os atletas conseguirem ir para os campeonatos”, afirmou o secretário.
FOTO: Hélio Filho / Secom
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)