O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na noite da última terça-feira (27), da cerimônia de abertura da Cachoeiro Stone Fair 2019, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, na região sul do Estado. Durante a cerimônia, Casagrande assinou um decreto prorrogando o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das operações realizadas na feira por 120 dias. O evento segue até sexta-feira (30), no Parque de Exposições do município.
O setor de rochas e granitos é responsável por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba e, em sua fala, o governador destacou a força do evento e a importância do setor para o desenvolvimento do Estado.
“São 30 anos de muita tecnologia incorporada. Os empresários e instituições avançaram muito em vários pontos. É um vetor do nosso desenvolvimento. Já passamos por dificuldades econômicas e políticas, mas a feira persistiu, mostrando o sucesso que é este evento. Exportamos tecnologia, mão de obra e profissionais com alta qualificação, pois aqui se criou e tem um compromisso com esse trabalho”, disse Renato Casagrande.
O governador lembrou ainda da importância do setor para a geração de emprego e renda no interior, bem como do avanço nas questões ambientais. “É necessário que os empresários continuem avançando nessa área”, pontuou.
Em relação à prorrogação na cobrança do ICMS para dezembro, o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti, afirmou que a medida é uma forma de incentivar as operações realizadas na feira. "Impulsionando o setor e apoiando no desenvolvimento econômico do Espírito Santo”, acrescentou.
Novo Secretário
O secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip Navarro, que substitui Heber Resende à frente da Pasta, também esteve presente no evento e tomou posse simbólica do cargo.
Advogado e empresário do ramo de construção civil, Marcos Kneip Navarro tem especialização em Gestão de Negócios. Nascido em Minas Gerais, já atuou no Rio de Janeiro, na indústria naval, antes de migrar para o Espírito Santo.
FOTO: Hélio Filho / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)