10/03/2020 08h03 - Atualizado em 10/03/2020 13h57

Bike GV tem aumento de frota, de número de viagens e de passageiros

Quem costuma embarcar na linha 400 para atravessar a Terceira Ponte com sua bicicleta vai notar a diferença nos veículos da frota do Bike GV. É que desde ontem (09) a linha está de cara nova. O layout interno foi revisto para acomodar mais bikes e a frota teve o acréscimo de mais um carro, proporcionando a melhoria da oferta de viagens, especialmente nos horários de pico.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, o governador Renato Casagrande, acompanhado do secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, e do diretor presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), Raphael Trés, apresentou as novidades na manhã desta segunda.

"Além de trocar a frota, estamos ampliando o serviço e colocando um ônibus a mais. Em breve estes veículos estarão com wi-fi. Os ônibus do Bike GV estão disponíveis no aplicativo Ônibus GV. Os usuários podem acompanhar os horários sem precisar ficar aguardando no ponto", destacou o governador.

Os veículos do Bike GV agora têm capacidade 17% maior internamente, passando de 17 para 20 lugares adaptados para afixação das bicicletas.

De acordo com o diretor presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, a melhoria é uma reivindicação antiga dos usuários da linha. “Com mais um carro e mais lugares nos ônibus é possível a oferta de mais viagens para atender à demanda do serviço. No horário de pico os intervalos passaram a ser de 12 minutos, com isso aumentamos o número de viagens”, destacou.

A nova pintura do Bike GV foi elaborada em harmonia com o design dos veículos do Transcol. A cor verde foi trocada pelas cores azul e branca, com linhas parecidas com a dos novos veículos do sistema, porém com um tom de azul mais escuro para diferenciar o serviço.

Histórico

A linha 400 foi criada em novembro de 2013 com o objetivo de transportar ciclistas e suas bicicletas, de Vila Velha para Vitória e vice-versa, via Terceira Ponte, com a tarifa equivalente a 50% do valor da tarifa do Transcol. Hoje, a tarifa custa R$ 1,95. Atualmente, o Bike GV transporta, em média, 300 passageiros por dia nos dias de semana.

O horário de funcionamento é das 6h às 23 horas, nos dias úteis, e de 6h às 20h30 aos sábados, domingos e feriados. O Bike GV tem dois pontos de embarque e desembarque: um na rua lateral ao Shopping Praia da Costa, em Vila Velha, e outro na Praça do Cauê, em Vitória. Todos os ciclistas pagam passagem, exceto as gratuidades previstas em lei e não é permitido o transporte de animais no veículo.

Os ônibus da linha 400 têm mecanismos próprios para a fixação das bicicletas, que viajam travadas. Só é permitido o embarque e desembarque de bicicletas e seus respectivos ciclistas.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard