25/05/2018 08h01 - Atualizado em 25/05/2018 09h59

Vacinações contra a febre aftosa ainda não foram comprovadas

Os produtores rurais que possuem bois e búfalos com menos de dois anos de idade em suas propriedades precisam ficar atentos ao prazo final para a vacinação contra a febre aftosa, que se encerra na próxima quinta-feira (31).

Para quem ainda não comprou, as vacinas podem ser adquiridas, somente durante a campanha, em lojas agropecuárias cadastradas junto ao Idaf. Já a comprovação da vacinação, que é obrigatória, pode ser feita pela internet, até o dia 31 de maio, ou nos escritórios locais do órgão, até o dia 8 de junho.

Os proprietários que não vacinarem ou não atualizarem seu rebanho estão sujeitos a multa. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada. A atualização cadastral também é obrigatória para os produtores que não tenham animais em idade vacinal.

2017

Em maio do último ano, o Espírito Santo registrou o índice de 97,22% de comprovação de vacinação contra febre aftosa na primeira etapa da campanha coordenada pelo Idaf, que contempla animais com até dois anos de idade. O percentual corresponde à comprovação da vacinação de aproximadamente 603 mil animais em todo o Estado.

FOTO: Divulgação / Idaf

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard