A Unidade Móvel de Atendimento à Mulher Vítima de Violência vai estar em três municípios do interior do Estado, durante esta semana. Há ações programadas para as cidades de Governador Lindenberg, na quarta-feira (27); de Colatina, na quinta-feira (28); e de São Roque do Canaã, na sexta-feira (29). O combate à violência contra a mulher será reforçado nas três cidades, com o apoio direto das prefeituras e do Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo. A ação é da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH).
“A função do atendimento em veículo móvel é atuar na prevenção de crimes e no combate à violência contra a mulher, por meio da conscientização, levando assistência profissional e ações que visam ao empoderamento dessas mulheres”, salienta o secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu. Durante as visitas, a equipe das unidades presta serviços com psicólogos, assistentes sociais, defensores públicos e na área de saúde.
Agenda
Os atendimentos em Governador Lindenberg serão na quarta (27), no centro da cidade, entre 8h30 e 16 horas, no Ginásio de Esportes da cidade. As atividades ainda incluem apresentações culturais, palestras, testes rápidos de saúde, distribuição de mudas, atualização do Bolsa Família, emissão de carteira de trabalho e rodas de conversa, além de serviço de corte de cabelo, de designer de sobrancelha e minicursos.
Para Colatina, as ações acontecem no dia seguinte, quinta-feira (28), e na comunidade de Reta Grande, com o ônibus estacionado em frente à Unidade de Saúde, que fica na Rua Euclides Pretti. As ações acontecem entre 8h30 e 15h30, incluindo orientações sobre planejamento familiar, campanha de multivacinação, orientações sobre DST's e AIDS, realização de pré-cadastro do SUAS, orientações sobre o Bolsa Família e atendimento com equipe do CREAS.
Na sexta-feira (29), a unidade móvel de atendimento chega a São Roque do Canaã, na região de Agrovila, onde ficará das 8 às 16 horas, próximo à Escola Felício Melotti. Na programação, estão confirmadas apresentações culturais, palestras, atividades voltadas à saúde da mulher, serviços de orientações em assistência social, orientações sobre beleza e imagem, entre outros serviços.
Envolvimento
“Em todas as ações nós buscamos dialogar com mulheres e com homens. Nossas atividades são de conscientização, não só de orientação às vítimas e de enfrentamento da violência. Afinal, a unidade móvel serve como espaço de interação entre sociedade civil e Governo, ampliando o alcance das políticas públicas e adequando-as a diferentes realidades”, reforça a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Helena Pacheco.
Ao todo, 20 comunidades de municípios do interior do Estado serão visitadas até o fim deste ano. Até o momento, três já receberam o veículo: Mucurici e Pinheiros, em julho; e Cachoeiro de Itapemirim, em setembro.
Grupo
O Fórum Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo, presidido pela subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Helena Pacheco, foi criado pelo decreto de nº 4072-R, publicado no dia 08 de março de 2017, pelo governador Paulo Hartung. O órgão, ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), tem como finalidade implementar estratégicas e ações previstas no Pacto Estadual pelo Enfrentamento da Violência contra as Mulheres.
FOTO: Divulgação / SEDH
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)