A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) vai sediar, no próximo sábado (21), a segunda edição do Festival Paralímpico, evento idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) que tem como objetivo aliar prática esportiva e fomentar a experimentação do esporte adaptado com muita diversão.
Durante o festival, que acontece das 8 às 12 horas, crianças e adolescentes, com e sem deficiência, praticarão três atividades adaptadas: basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica e goalball – esporte geralmente praticado por deficientes visuais, mas que pode ser jogado por qualquer pessoa.
As inscrições para participar do festival são gratuitas e podem ser feitas a partir desta quarta-feira (11) até o dia 19 de setembro. Estão aptos a participar jovens entre 10 a 17 anos, que sejam autorizadas pelos pais ou responsáveis.
A ficha de inscrição e a autorização do uso de imagem, documentos obrigatórios, precisam ser preenchidos e devolvidos à Sesport por e-mail (campeoesdefuturo@sesport.es.gov.br) ou entregues na sede da Secretaria, em Bento Ferreira. Os documentos também podem ser baixados na aba principal do site da Sesport (lado esquerdo da tela) e a entrega presencial da documentação deve ser feita entre às 8 e 18 horas, de segunda a sexta-feira.
No evento, será permitida a participação de até 150 jovens, sendo 120 com deficiência e 30 sem deficiência. Todas as atividades terão duração de 30 minutos e haverá um rodízio entre elas, para que todos possam desfrutar dos três esportes.
Realizado em razão ao Dia do Atleta Paralímpico, comemorado no dia 22 de setembro, o festival acontecerá também em Cachoeiro de Itapemirim e Colatina, além de outras 70 cidades brasileiras.
Primeira edição
Na primeira edição do evento, realizado no ano passado, cerca de 120 crianças e adolescentes participaram das ações na Sesport. Na oportunidade, atletas paralímpicos capixabas de alto rendimento vieram prestigiar o evento e transmitir um pouco de suas experiências esportivas aos presentes.
FOTO: Divulgação / Sesport
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)