Com o objetivo de melhorar o atendimento materno-infantil e organizar o fluxo de atendimento neonatal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai ampliar a oferta de leitos intensivos com a transferência do serviço de terapia intensiva neonatal do Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, para o Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba).
“Com a transferência, vamos manter o número total de leitos de terapia neonatal, mas vamos qualificar quatro leitos de cuidados intermediários, transformando-os em leitos de terapia intensiva. Isso vai ampliar de 26 para 30 o número de leitos de UTI Neonatal, que é a nossa maior demanda”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.
Com esta mudança, o Himaba passará a contar com 51 leitos de terapia neonatal. Desses, 30 serão leitos de terapia intensiva e 21 de cuidados intermediários. O fato de esses leitos ficarem concentrados em uma única estrutura onde há hospital com maternidade, que é o caso do Himaba, qualificará o atendimento às mulheres e às crianças, pois as mães poderão ficar com seus bebês durante a internação.
“Não tem sentido um serviço de terapia intensiva neonatal ficar isolado em um hospital sem maternidade. Com a transferência desses leitos para o Himaba, vamos ter uma melhora substancial do atendimento materno-infantil. Será um ganho para todas as mães do Estado”, comentou o secretário.
Além do atendimento hospitalar, o Himaba oferece uma estrutura de apoio para os pais e o bebê, como cartório de registro civil, banco de leite e ambulatório de aleitamento materno para incentivo à amamentação e doação de leite, enfermaria canguru e teste da orelhinha para detecção precoce de possíveis problemas auditivos.
Dório Silva
Oliveira explicou que o Hospital Estadual Dório Silva tem perfil de atendimento voltado para paciente adulto. O hospital está passando por obras para abertura de 177 leitos de retaguarda para o atendimento de urgência e emergência e para a ampliação de serviços de referência, como hemodiálise, cirurgias ginecológicas, reumatologia, nefrologia e hemorragia digestiva.
Organização
O Governo do Espírito Santo vem anunciando medidas para organizar o fluxo de atendimento hospitalar adulto e pediátrico. No dia 1º de dezembro, reabriu o pronto-socorro do Hospital Estadual São Lucas no Forte São João, em Vitória, transferindo para lá os atendimentos de urgência e emergência que estavam sendo realizados no espaço anexo ao Hospital da Polícia Militar, em Bento Ferreira, no mesmo município.
Com o novo pronto-socorro, moderno e bem estruturado, o número de leitos destinados aos atendimentos de urgência e emergência no Hospital Estadual São Lucas foi ampliado e passou de 109 para 210. Ao todo, o hospital dispõe de 35 leitos de pronto-socorro, 40 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 14 semi-intensivos e 121 leitos clínicos.
Em novembro, o Governo do Estado entregou no Hospital Estadual de Vila Velha 42 leitos de enfermaria cirúrgica e um centro cirúrgico para ortopedia com três salas. A estrutura possibilita o acesso do cidadão a um serviço melhor e com mais vagas, reduzindo o tempo de espera para cirurgia ortopédica eletiva.
FOTO: Beto Morais / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo