24/11/2021 18h03 - Atualizado em 24/11/2021 18h06

Servidores do Diário Oficial do Espírito Santo na campanha do Novembro Azul

Para incentivar os servidores, a equipe Qualivida do DIO/ES fez um “cartão lembrete” com os dizeres: “O melhor remédio é a prevenção”

Conscientização. Esta é a palavra-chave para este mês, na luta contra o câncer de próstata. Com o objetivo de conscientizar os homens, os servidores do Diário Oficial do Espírito Santo vestiram-se de azul, nesta quarta-feira (24), em alusão à cor símbolo do Novembro Azul.

“A prevenção é sempre o melhor caminho. Muitos homens ainda têm dificuldades para ir ao médico, fazer os exames, mas já está comprovado cientificamente que o quanto antes for descoberto, mais rápido e eficaz é o tratamento do câncer de próstata”, ressaltou o diretor administrativo e financeiro do DIO/ES, Edgard Lima.

Para incentivar os servidores, a equipe Qualivida do DIO/ES fez um “cartão lembrete” com os dizeres: “O melhor remédio é a prevenção”. “A Equipe Qualivida do Diário Oficial vem se empenhando em elaborar atividades, visando à integração dos servidores, para que juntos possamos nos conscientizar e melhorar cada vez mais a nossa qualidade de vida no trabalho”, destacou a coordenadora do Qualivida DIO/ES e gerente de Recursos Humanos, Jocimara Martins.

Dados do câncer de próstata no ES

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), ao todo, no Espírito Santo, foram realizados de janeiro a agosto de 2021, 15.094 procedimentos ambulatoriais de câncer de próstata. Foram feitas: 788 biópsias de próstata; 2.674 ultrassonografias de próstata (via abdominal); e 757 ultrassonografias de próstata (via transretal). Em relação a procedimentos cirúrgicos, foram realizados o total de 343.

Para Lucimar Ventorin Hamsi, Referência Técnica Estadual da Saúde do Homem, a promoção, prevenção e o diagnóstico precoce ainda são as ações mais importantes para o combate de todas as doenças prevalentes, inclusive do câncer de próstata. “O câncer de próstata tem maior prevalência na população masculina da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, entretanto, sua evolução é lenta e pode ser diagnosticado no início, favorecendo, assim, um tratamento eficaz e de cura”, explicou a enfermeira.

A obesidade, o estilo de vida e a incidência familiar hereditária são alguns fatores que se somam e podem levar a este tipo câncer. Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas são: vontade de urinar frequente, com dor ou ardor; fluxo urinário fraco ou interrompido; presença de sangue na urina e/ou no sêmen; impotência.


Fotos: Edgard Lima


Texto: Stephanie Oliveira, com informações da Secretaria da Saúde (Sesa).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard