27/11/2018 08h02 - Atualizado em 27/11/2018 09h04

Servidores da Jucees participam de oficina sobre Design Sprint

Servidores da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) estão participando de uma oficina de Design Sprint – uma metodologia para a construção de soluções de maneira criativa e colaborativa. A ação é desenvolvida em parceria com o Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) e com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Durante os cinco dias de oficina, os participantes vão se aprofundar no passo a passo dessa metodologia, conhecendo de forma mais clara as ferramentas e etapas que podem auxiliar equipes e organizações na busca de propostas colaborativas para as demandas existentes.
Para a vice-presidente da Jucees, Maria Elisa Zago Rocha, a ideia é aproveitar esse conhecimento para incentivar uma nova maneira de pensar dentro da organização.

Para a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, a procura de outros órgãos por essas capacitações significa um importante passo. “As instituições já entendem que há uma necessidade de inovar para acompanhar o ritmo frenético das mudanças. Pensar e preparar o serviço público para isso é fundamental”, concluiu.

A oficina foi iniciada no dia 19 de novembro e é composta por cinco encontros, que ocorrem no Laboratório de Inovação da Esesp (Lab.Esesp) e no LAB.ges, na Seger. Nela, os servidores utilizam o formato de “aprender fazendo” (learning by doing). A previsão é que o encerramento seja realizado no dia 13 de dezembro.

Design Sprint

O Design Sprint é uma metodologia participativa desenvolvida pelo Google Ventures na qual as equipes das organizações são responsáveis por uma criação conjunta. Em cinco dias de dedicação, os participantes têm a oportunidade de conceituar, prototipar e testar uma nova ideia, um produto ou serviço.

A capacitação faz parte das soluções educacionais propostas pela Escola de Governo e pelo LAB.ges para a área de Inovação pensadas com o intuito de incentivar, fortalecer e disseminar essa cultura no serviço público. Esta é a segunda oficina de Design Sprint realizada.

A primeira foi desenvolvida para a Seger, no intuito de solucionar o problema da difusão de informações sobre contratos. O protótipo desenvolvido e testado pela equipe - um portal de contratos - está em fase final para a implantação. Esta segunda oficina, direcionada para a Junta Comercial, pretende contribuir para melhorar a comunicação da Junta Comercial.

FOTO: Divulgação / Esesp

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard