Estão abertas as inscrições para o Comunidade Empreendedora, com cursos ofertados pelo Sebrae-ES, para o bairro de Planalto Serrano, na Serra. São 30 vagas disponíveis. As inscrições vão até dia 15 de maio, e o link de acesso para a inscrição está disponível no site www.direitoshumanos.es.gov.br.
Para se inscrever basta ter a idade mínima de 16 anos e morar no município onde será realizado o curso, com prioridade para moradores do bairro.
As aulas, em Planalto Serrano, começam no final do mês de maio e acontecerão das 18h às 22h, na EEEFM Professor João Antunes das Dores, que fica na Alameda dos Estudantes, s/nº, bloco A. As aulas serão realizadas em duas semanas, a primeira de 23 a 25 de maio, e a segunda de 29 de maio a 02 de junho.
Mais bairros
Ainda no município da Serra, há inscrições abertas até dia 28 de abril, para o mesmo curso, no bairro de Vila Nova de Colares. As comunidades de Aviso, em Linhares, e de Flexal II, em Cariacica, também serão atendidas com as ações do Sebrae-ES.
As inscrições para os três bairros também são on-line, no site www.direitoshumanos.es.gov.br, e as informações sobre horários e dias de aula, assim como o local onde será o curso, estão disponíveis no link do formulário.
Formação
Os cursos são focados em ajudar os jovens a se tornarem donos do seu próprio negócio, ensinando o básico do empreendedorismo e orientando os alunos a desenvolverem suas ideias em projetos consistentes, sempre com o auxílio direto de profissionais.
Parceria
As ações do Sebrae-ES são desenvolvidas em bairros do Ocupação Social, sempre em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), coordenador do programa. As atividades visam levar conhecimento e oportunidade até regiões de alta vulnerabilidade social.
O Ocupação Social está em 25 bairros de nove municípios do Estado, com ações em Vila Velha, Cariacica, Serra, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, São Mateus, Linhares e Pinheiros. As áreas atendidas são as que concentram, historicamente, o maior número de homicídios, além de serem regiões de alta vulnerabilidade social.
Entre os objetivos do programa estão a redução da taxa de homicídios entre jovens de 15 a 24 anos, principais vítimas de crimes contra a vida; a diminuição da evasão escolar e a ampliação do percentual de jovens estudando e/ou trabalhando.
FOTO: Divulgação / SEDH
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)