Compactuado com as áreas técnicas da Secretaria da Saúde (Sesa) e médicos infectologistas da Sociedade de Infectologia do Espírito Santo, mais um encontro de alinhamento de ações e atualizações sobre o novo coronavírus aconteceu na última segunda-feira (10), na Sesa Enseada, em Vitória.
Um dos pontos da conversa foi a participação do secretário de Estado da saúde, Nésio Fernandes, do encontro em Brasília que discutiu estratégias para o enfrentamento da doença.
"Desde o início das nossas ações sobre o novo coronavírus estamos estabelecendo debate junto às áreas técnicas e à Sociedade de Infectologia do Estado. Hoje [10/02] apresentamos relatórios do Ministério da Saúde e alinhamos ações para esta semana que serão apresentadas na reunião da próxima segunda", ressaltou o secretário da Saúde, Nésio Fernandes
Um dos encaminhamentos da reunião desta segunda-feira foi a formalização do convite ao Ministério Público Estadual e Federal no Espírito Santo e à Defensoria Pública para que possam participar da próxima reunião e se apropriarem do processo que está sendo construído em torno do assunto, segundo explicou o secretário. “A ideia é que consigamos ter um grau de alinhamento muito avançado desde já com essas entidades para que situações como judicialização de casos sem o devido critério clínico não ocorram”.
De acordo com o coordenador Centro de Operações Estratégicas, Luiz Carlos Reblin, as reuniões seguirão acontecendo toda segunda-feira junto aos médicos infectologistas. “A ideia é nos reunirmos semanalmente com grupo de especialista para que possamos alinhar as novidades, o que se tem de referencial científico para cada semana e o que está acontecendo com a evolução da doença na China e restante do mundo, para assim, caso precisemos tomar decisões, que elas sejam baseadas em critérios científicos”, disse.
Participantes
Participaram da reunião, além de médicos infectologistas e da Sociedade de Infectologia do Espírito Santo, os subsecretários de Estado da Saúde, Fabiano Ribeiro dos Santos, e Tadeu Marino; e representantes da Gerência de Vigilância em Saúde e do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)