12/04/2019 08h04 - Atualizado em 12/04/2019 07h57

Refin-Agropecuário facilita regularização de dívidas rurais

Produtores rurais financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) com contratos que vencem este ano podem buscar no Refin-Agropecuário uma chance para organizar sua situação financeira. A medida possibilita a renegociação da parcela que vence em 2019, mantendo a mesma taxa de juros do contrato original.

O Refin-Agropecuário tem regras definidas no Manual de Crédito Rural (MCR), que o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) utiliza para atender às necessidades dos produtores. Para se habilitar, o produtor deve estar em dia com suas obrigações financeiras e de acompanhamento do projeto junto ao banco capixaba.

A medida possibilita a renegociação da parcela que vence em 2019, mantendo a mesma taxa de juros do contrato original.

“O Bandes tem feito uma verdadeira ‘força-tarefa’ para atender o produtor rural que necessita renegociar seus contratos. Desta forma, fizemos um trabalho junto ao BNDES para possibilitar renegociações das operações. Também estamos em contato com associações e entidades ligadas à agricultura em todo o Estado prestando informações qualificadas sobre todo processo”, destaca o gerente Financeiro do banco, Carlos Magno Rocha de Barros.

Toda essa movimentação tem o propósito de atender bem o produtor, complementa o gerente.

Passo a passo 

O saldo devedor do contrato a ser renegociado terá extensão de seu prazo de amortização. Será acrescentada mais uma parcela para pagamento do financiamento original. “Para um fácil entendimento, é como se a obrigação de pagar o principal da parcela deste ano fosse transferida para um ano após o final do contrato”, explica o gerente.

Para aderir à renegociação, o cliente deve efetuar o pagamento dos juros da parcela refinanciada como sinal, até a data definida pelo banco e o envio de documentos para análise. O produtor rural interessado deve enviar a solicitação de renegociação e os documentos necessários ao Bandes pelo e-mail refin@bandes.com.br ou whatsapp (27) 99949-4206.

Após a análise, o banco emite o boleto para o pagamento do sinal. Caso haja alguma pendência do cliente também será proposto um prazo de regularização. “Nesse processo, é importante que o interessado monitore periodicamente seu e-mail ou whatsapp”, orienta Carlos Magno.

Aprovada pelo banco capixaba, a solicitação de refinanciamento é encaminhada ao BNDES. Se aceita, o Bandes dá inicio à formalização do acordo. “É importante ressaltar que o cliente tem 30dias para providenciar a formalização e a devolução do novo contrato ao Bandes”, informa.

Documentos para envio

Solicitação de renegociação PRONAF – Refin Agropecuário; Laudo técnico PRONAF – Refin Agropecuário; Declaração de Aptidão ao PRONAF; Certidão Negativa de Débito da Receita Federal; Regularidade na execução dos investimentos e Comprovação do pagamento do sinal (juros da parcela refinanciada).

Mais informações

Telefone: (27) 3331-4204
Whatsapp: (27) 99949-4206
E-mail: refin@bandes.com.br
Site: www.bandes.com.br

FOTO: Divulgação / Bandes

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard