22/05/2017 08h04 - Atualizado em 22/05/2017 09h21

Pronto-Socorro do Hospital Infantil será transferido em julho

Na manhã da última sexta-feira (19), o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, visitou a área no Hospital da Polícia Militar onde funcionará, a partir de julho, o pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil de Vitória.

A convite do secretário, estiveram presentes a promotora de justiça, Inês Thomé; o defensor público Enzo Gama e Robson Mello; o presidente do Conselho Administrativo da Associação de Combate ao Câncer Infantil (Acacci), Robson Melo, e demais membros da diretoria da Acacci.

“Estamos fazendo a maior intervenção no atendimento pediátrico das últimas décadas. Vamos ampliar o número de leitos, passando de 171 para 294, após as reformas.

Além de transferir o pronto-socorro para o HPM também vamos “descer” com a oncologia, na segunda etapa das obras”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

O pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil ficará no térreo do HPM, onde funcionou a unidade de urgência e emergência do Hospital Estadual São Lucas. O local está passando por reformas e adaptações para receber os pacientes pediátricos.

“Hoje pude visitar o andamento das obras e conhecer a estrutura que irá receber o pronto-socorro. Nossa expectativa é muito boa em relação à melhoria do atendimento pediátrico. Essa medida é muito importante e irá amenizar o problema”, destacou a promotora de justiça, Inês Thomé.

O presidente do Conselho Administrativo da Acacci, Robson Mello, ressaltou a importância da ampliação do setor de oncologia infantil. “A notícia de que a oncologia também será ampliada nos traz otimismo e expectativa em relação a esta causa, que é uma causa de todos. Aqui, o protagonismo é das crianças”, falou.

Estrutura

O espaço tem 888,32 m² e contará com seis consultórios (dois de ortopedia e quatro de pediatria geral); quatro salas de observação; duas salas cirúrgicas; uma sala de pequenas cirurgias; uma sala de medicação; uma sala de curativos; uma sala de punção; uma sala de estabilização e uma sala de gesso.

A estrutura também dispõe de uma recepção e duas salas para acolhimento e classificação de risco; além de banheiros masculinos e femininos, ambos adaptados para cadeirantes (dois na recepção e dois na área interna do pronto-socorro).

Retaguarda

Com a transferência do pronto-socorro para Bento Ferreira, a estrutura que funciona em Santa Lúcia servirá de retaguarda para a urgência e emergência do Hospital Estadual Infantil de Vitória. O local onde hoje funciona o pronto-socorro passará por obras de reforma e ampliação que possibilitarão aumentar a oferta de atendimentos oncológicos e de alta complexidade. As modificações também vão impactar o ambiente de trabalho, tornando-o mais funcional e acolhedor.

FOTO: Pedro Dutra / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard