A experiência de buscar informações no Portal da Transparência do Estado é avaliada de forma positiva pela maioria dos usuários. É o que mostram os números do botão fedback, recurso implementado na plataforma em agosto. Dos 248 visitantes que deixaram a sua avaliação por meio da ferramenta nos últimos três meses, 66,53% relataram estar satisfeitos ou muito satisfeitos. Outros 11,69% clicaram na opção “indiferente”, e 21,78% demonstraram insatisfação.
A subsecretária de Transparência, Mirian Porto do Sacramento, destaca que a colaboração dos usuários está ajudando a melhorar a apresentação dos dados no Portal. Isso porque as sugestões e observações são repassadas à equipe, para corrigir as falhas encontradas. “Muitas vezes a dificuldade de localizar um dado se dá por um problema técnico pontual na plataforma. E quanto mais cedo recebermos esse alerta, mais rápido conseguiremos resolver”, observa a subsecretária.
Muitas das manifestações recebidas se referem a dúvidas sobre como localizar um dado. Nesses casos, quando o usuário deixa um e-mail de contato, a equipe do Portal da Transparência dá o retorno, esclarecendo sobre o caminho para ter acesso à informação.
Sobre a ferramenta
O botão feedback fica à direita, no Portal da Transparência. Quando o usuário clica na tarja vermelha, é aberta uma aba de avaliação da experiência no site. O cidadão pode clicar nas carinhas e demonstrar seu nível de satisfação e também deixar um recado, sugerindo melhorias, reclamando da falta de um dado ou perguntando sobre formas de acesso à informação.
O Portal da Transparência reúne dados sobre a arrecadação e os gastos do Poder Executivo. Na plataforma estão detalhadas informações por áreas, como gastos com obras, com pessoal e com áreas de interesse da população, como educação, saúde e segurança. É a ferramenta pela qual a sociedade pode adquirir o conhecimento necessário para o controle das ações de Governo, bem como contribuir para a prevenção e o combate à corrupção.
O Portal está em constante desenvolvimento, recebendo melhorias e novas consultas regularmente. Neste ano, por exemplo, ganharam transparência as informações sobre pagamento de auxílio-moradia, honorários de advogados dativos e incentivos fiscais recebidos por empresas no Estado.
FOTO: Divulgação / Secont
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