Os municípios de Piúma, Jaguaré e Afonso Cláudio vão unir esforços com o Governo do Estado para a melhoria da qualidade da educação capixaba. O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, esteve nos municípios para as solenidades de assinatura do termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).
Na última quarta-feira (18), a solenidade de assinatura foi realizada em Piúma e contou com a presença do prefeito Ricardo Costa, que falou sobre a educação ser pensada como esforço e trabalho em sala de aula. "O Paes surge como mais uma ferramenta para nos auxiliar na construção de uma Piúma mais educadora, pois trata-se de uma integração entre estado e município que formalizam um currículo adequado, onde os estudantes tenham uma aprendizagem evolutiva. Esse processo precisa ser construído desde a alfabetização, para tanto, é necessário que as famílias acreditem na educação de seus filhos e nos apoiem na melhoria da aprendizagem", disse o prefeito.
Nesta sexta-feira (20), foi a vez de Afonso Cláudio. “Estive com o governador para conversar sobre o Paes e hoje estamos aqui com nossos professores e diretores assinando esse termo que vai beneficiar muito nossos estudantes e nossas escolas. Trouxemos a Escola Viva para nosso município e agora, também com o Paes, temos que saber administrar essas metodologias e garantir o melhor para Afonso Cláudio”, ressaltou o prefeito Edélio Guedes.
A proposta do pacto é desenvolver um programa envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras municipais, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.
Visita às escolas
Durante as visitas aos municípios, o secretário Haroldo Rocha também esteve em escolas para conversar com as equipes escolares e saber um pouquinho de como está sendo desenvolvido o trabalho em cada uma das unidades e os resultados que estão sendo obtidos.
Pacto pela Aprendizagem no ES
O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) está em funcionamento e realizando ações desde o início de 2017, com a aprovação da lei nº 10.631, visando à organização das redes (municipais e estadual), otimização de recursos e potencialização de resultados.
O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Paes e a estrutura necessária para o seu funcionamento; Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.
FOTO: Divulgação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)