26/07/2017 08h03 - Atualizado em 26/07/2017 10h14

Patrimônio: Palácio Anchieta completa 466 anos de história

Um patrimônio capixaba em celebração de sua história e realizações. O Palácio Anchieta – sede do Governo do Estado – completou ontem 466 anos. Localizado no Centro Histórico de Vitória, o local é um notável marco arquitetônico no Espírito Santo, que além de abrigar o ponto principal do Poder Executivo, também é utilizado como um importante espaço cultural por meios de exposições e diversas atividades. Objetos, mobiliário, fotos, documentos e obras de arte integram seu acervo permanente, exposto nos diversos salões do local.

Para muitos estudiosos, a origem do prédio se confunde com a da cidade de Vitória. Erguido sobre a estrutura do Colégio e Residência Jesuítica de São Tiago, assim intitulado devido ao santo adotado pelos padres da Companhia de Jesus em sua missão, em meados século XVI. O prédio foi inaugurado em 25 de julho de 1551 e passou por diversas transformações ao longo do tempo. Em 1798, recuperado de um incêndio ocorrido dois anos antes, o prédio é denominado Palácio do Governo. Outro fato notório foi a reforma feita para receber, em 1860, Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina Maria, numa visita de 15 dias.

Mas foi somente no início do período republicano, em 1908, já no Governo de Jerônimo Monteiro, (1908-1912) que seria feita a reconstrução do Palácio, transformando radicalmente as feições do conjunto e no que remete a sua apresentação atual. Foi a partir desse momento que o local tornou-se um espaço de marcantes momentos de transformações e articulações políticas. No ano de 1945, no aniversário da morte do então Padre José de Anchieta, o governador da época, Jones dos Santos Neves, publica decreto nomeando a sede do Governo Estadual como Palácio Anchieta, que guarda o túmulo simbólico do padre desde 1922. O edifício foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, em 1983.

No período de 2004 a 2009, houve uma ampla obra de restauro, além de intervenções modificadoras da estrutura física do edifício. Iniciada pelas fachadas e pelo telhado, ela inclui a manutenção de espaços internos, como os salões, e a criação de ambientes destinados a exposições e eventos. Foi neste contexto que o local foi aberto à visitação pública.

Hoje, o Palácio Anchieta destaca-se em seu ambiente pela dominância de sua escala, de sua volumetria e de sua linguagem arquitetural que encanta moradores e turistas que frequentam o Centro Histórico de Vitória.

Visitação

Aos visitantes, além da história capixaba, os acervos arqueológicos e pinturas podem ser contemplados em visitas durante a semana. Já aos sábados e domingos, os salões do Palácio Anchieta são abertos ao público, incluindo o Salão do Governador. As visitas acontecem de terça a sexta-feira, das 09 às 17h, e sábados e domingos, das 09 às 16h.

FOTO: Fred Loureiro / Secom - ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard