A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) trabalha para garantir os recursos destinados para os editais de audiovisual provenientes da parceria entre Secult e o Fundo Setorial do Audiovisual/Ancine (FSA). O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, informou que a equipe da Secult faz os últimos acertos para uma visita técnica à Ancine, no Rio de Janeiro.
A parceria de investimento entre o FSA e o Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo - Funcultura totaliza um recurso de R$ 11.954.250.00 e, finalizados os trâmites legais, os editais serão abertos para seleção de projetos de acordo com o regulamento que será publicado no site da Secult.
A responsável pela conversa com a Ancine será a gerente do Funcultura, Catarina Linhales.
A gerente explicou que o processo de co-investimentos da parceria entre Ancine e Secult segue as normas e os prazos da chamada pública. “Os membros da Câmara de Audiovisual do CEC decidiram em reunião que a Secult participaria da chamada pública do FSA, que foi lançada apenas no mês de agosto. Em setembro foi assinado o termo de complementação e os 14 editais foram enviados para análise da Ancine. Após a aprovação dos editais com os recursos do FSA, foram solicitadas alterações nas minutas dos Editais com recursos exclusivos do Funcultura. Ao mesmo tempo, a minuta do Edital está em análise pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE)”, declarou Catarina Linhales.
Os editais
Serão contempladas 14 áreas da produção cultural no Espírito Santo: Curta de Animação; Curta em Ficção; Curta-Documentário, Cineclubismo, Desenvolvimento de Projetos de Audiovisual, Setorial Diversificado, Finalização, Longa-Documentário, Longa-Metragem de Ficção/Animação, série documental para TV, Série Ficção/Animação para TV, Projetos para TV, Núcleo Criativo de Projetos e Comercialização) que serão divididos em 7 áreas (Produção, Desenvolvimento de Projetos, Criação e Manutenção de Cineclubes, Finalização de obras cinematográficas, Comercialização, Projeto para TV e Longa-metragem para Cinema).
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)