O Palácio Anchieta recebeu um pedacinho da Itália na manhã de ontem, com a presença de comunidades italianas das cidades de Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim e Castelo. O evento aconteceu por conta da visita da comitiva italiana ao Estado para, entre outras agendas, visitar as salas cedidas pelo Governo do Espírito Santo para a possível instalação de uma agência consular.
Estiveram com o governador do Estado Renato Casagrande; o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini; o subsecretário de Relações Exteriores da Itália, senador Ricardo Merlo; o cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia Del Giudice; o diretor geral para os Italianos no Exterior e Políticas Migratórias, Luigi Maria Vignali; e o cônsul honorário da Itália no Espírito Santo, Roger Gagiatto.
O governador ressaltou a importância para o Estado, que recebeu o maior fluxo migratório italiano do País, ter uma agência consular. Serão oferecidas para a possível instalação da unidade salas nos edifícios Portugal e Michelini, ambos no Centro da Capital.
"Buongiorno. Alegria em recebê-los. Minha família é da mesma região do vice-ministro, em Treviso, região do Veneto. Em setembro, participaremos da Feira de Pedras de Verona, onde iremos estreitar laços com a Itália. Também estamos colocando à disposição do Governo italiano duas áreas para que a agência consular, assim que tomada a decisão, possa se instalar aqui no Estado. Cumprindo essa etapa, será a porta do governo italiano permanente aqui no Espírito Santo. A vinda da comitiva é uma demonstração de unidade do Governo italiano com o Espírito Santo", destacou o governador Renato Casagrande.
FOTO: Hélio Filho / Secom
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)