No período de 27 de março a 13 de abril, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES) realizou a Operação Páscoa em vários municípios do Espírito Santo.
Os produtos mais consumidos no período da Páscoa foram submetidos a exames preliminares nos estabelecimentos comerciais, e alguns deles foram coletados para exame final em laboratório.
Após a realização de exames finais em laboratório de 301 unidades de 15 tipos de produtos, constatou-se que 20% apresentaram irregularidade.
A fiscalização não encontrou irregularidade nos brinquedos dos ovos de Páscoa, pois todos possuíam a marca de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (selo do Inmetro), que garante a qualidade dos brinquedos e a segurança das crianças.
Além dos testes em laboratório, os agentes fiscais visitaram 64 peixarias na Grande Vitória, onde foram reprovadas 15 de um total de 93 balanças verificadas.
A diretora geral do Ipem-ES, Cláudia Lemos, falou sobre o objetivo da ação: “Vamos sempre atuar para garantir que o cidadão capixaba consuma produtos seguros e com a quantidade exata do que pretende adquirir.”
Os estabelecimentos em que foram encontradas irregularidades terão até dez dias para apresentar defesa ao Ipem-ES, que definirá a penalidade, variando de advertência à multa de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3636-6085. O consumidor que notar irregularidades ou tiver dúvidas pode fazer a denúncia na Ouvidoria do Ipem-ES, pelo telefone 08000 391112 ou e-mail: ouvidoria@ipem.es.gov.br
FOTO: Divulgação / Ipem-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)