22/12/2016 08h04 - Atualizado em 22/12/2016 08h46

Ocupação Social: Governo anuncia investimentos para 2017

Promoção do esporte, cultura, qualificação profissional e incremento de renda para os jovens dos 25 bairros atendidos pelo Programa Ocupação Social. Esses são os planos para 2017, cujas ações foram anunciadas, na tarde de ontem, durante solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. O projeto prevê 10 mil oportunidades aos adolescentes e jovens dessas comunidades.

O governador Paulo Hartung ressaltou a importância estratégica do Ocupação Social, de realizar parcerias com a iniciativa privada, em especial o Sistema "S" que auxilia na abertura de cursos. "Em tempos normais já seriam importantes essas parcerias, mas neste período de crise socioeconômica que o país vivência é fundamental a presença de parceiros importantes. Esse projeto é importante para desenvolver ações sociais que vão além das ações de polícia. É um programa que permite o Estado dialogar com os demais poderes constituídos e a sociedade. Esse programa é construção da vida e cultura de paz", destacou Paulo Hartung.

Segundo o secretário de Estado de Direitos Humanos Julio Pompeu, a ações apresentadas foram sugeridas pelos jovens. “Ouvimos os jovens e agora estamos apresentando as ações que eles mesmos disseram, em pesquisa, que queriam ver em seus bairros. As atividades vão acontecer durante todo o ano de 2017, e esperamos que os jovens consigam alavancar carreiras e realizar sonhos”.

Novidades

Dentre as novas parcerias para o programa Ocupação Social, em destaque está o lançamento do Nosso Crédido #maiscomunidade. O termo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH) e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) garante a oferta de microcrédito aos moradores dos 25 bairros atendidos pelo programa. A previsão é de que sejam investidos R$ 8 milhões para financiamento voltado, especialmente, para os jovens.

Outra parceria firmada, nesta quarta, foi com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o British Council, que oferecerá, numa ação inédita no Estado, duas turmas de um curso de economia criativa para os bairros do Ocupação. O objetivo é acelerar negócios culturais e criativos em regiões vulneráveis do Estado.

Na cultura, o movimento também não para. Além da garantia de investimento de R$ 1 milhão em projetos de formação cultural e artística que foram aprovados pelo edital da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), este ano, e que serão desenvolvidos ao longo de 2017, mais uma parceria foi assinada, durante a solenidade. A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e a Fapes vão levar aulas de música a 15 bairros do Ocupação Social, com previsão de atender mais dois mil adolescentes e jovens das comunidades.

Mais oportunidades

E as boas notícias se estendem a outras áreas, com a continuidade de ações bem sucedidas, iniciadas em 2016, e que serão mantidas no próximo ano. Serão mais 3 mil vagas para cursos de capacitação, sendo 2 mil em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e mais 1 mil oportunidades com os cursos de qualificação profissional do Sesi-ES e do Senai-ES.

Com o Sebrae-ES, serão lançadas 820 vagas em cursos de empreendedorismo, sendo 720 delas no Programa Comunidade Empreendedora, que leva os cursos Crescendo e Empreendendo e o Virada da Comunidade aos bairros do Ocupação Social, cada um ofertando 360 vagas.

Para 2017, ainda serão abertas mais 100 vagas do Sebrae para o curso Cultilider, que orientam os participantes a adotar atitudes de um líder empreendedor, transformador, ético, criativo e inovador. O Sebrae-ES ainda vai manter as ações do Negócio a Negócio, visitando microempreendimentos e oferecendo orientação gratuita por meio de agentes especializados.

Crescimento

No esporte, o projeto Campeões do Futuro vai aumentar o número de bairros atendidos, de quatro para 21 comunidades, chegando a 3 mil jovens beneficiados, moradores de bairros atendidos pelo Ocupação Social.

Quem também amplia as ações é o Projeto Jovem Ser, desenvolvido pela EBRACoaching e o Movimento Espírito Santo em Ação, chegando a mais dois bairros com atendimento voluntário de coaches, que orientam os jovens a descobrir e investir emocionalmente em seus talentos.
Também há ações previstas pela Polícia Civil, com o Papo de Responsa, levando as atividades para 20 escolas da rede pública, localizadas em áreas vulneráveis e atendidas pelo programa.

Objetivos

O Ocupação Social é uma política prioritária do Governo do Estado que articula uma ampla agenda e diálogo com a sociedade, setor privado e poderes públicos para atuação em áreas de alta vulnerabilidade social.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), o seu principal objetivo é promover uma rede de oportunidades de educação, empreendedorismo e renda, cultura e esporte para jovens com maior exposição à violência. Trata-se de um programa de oportunidades, por meio de ações que garantam a promoção e a defesa de direitos humanos.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard