A orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) vai apresentar nesta quarta (13) e quinta-feira (14), no Teatro Sesc Glória, no Centro de Vitória, obras do compositor alemão Carl Weber e do norueguês Edvard Grieg, dois artistas com uma forte conexão com a música e o teatro.
O solista da noite será o clarinetista da Oses Cristiano Costa, e a regência ficará por conta do maestro Leonardo David. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria Centro Cultural Sesc Glória, de terça a domingo, das 11h às 20h.
Carl Weber tinha uma força expressiva em seus temas e essa familiaridade com o teatro veio da vivência na infância com a trupe teatral de seu pai. Edvard Grieg aceitou o convite de um dramaturgo para musicar uma peça teatral pela primeira vez e que mais tarde, tornou-se sua obra de maior reconhecimento.
Uma grande ópera romântico-heroica. Assim é definida a Abertura Euryanthe, de Weber e que vai abrir a noite de apresentação da Oses. A obra é um excelente exemplo do estilo do início do romantismo alemão e conta através da música uma história medieval francesa com um majestoso final.
Na sequência, será apresentado o Concerto Para Clarinete e Orquestra N.º 1, em Fá Menor, também do alemão Weber. A obra data o ano 1811 e mostra a capacidade de definir ambientes expressivos do compositor.
Cristiano Costa
A obra vai contar com o solo do clarinetista da Oses, Cristiano Costa. O músico tem carreira destacada como músico de orquestra e solista. Já atuou na Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica de Goiânia, e Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi ganhador do primeiro lugar no concurso sul-americano de clarinetes realizado na cidade de San Miguel de Tucuman, na Argentina, e foi também vencedor do concurso jovens solistas da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Participou também do segundo encontro latino-americano de clarinetistas em Buenos Aires, Argentina.
Amanhecer
Provavelmente você já escutou a música “Amanhecer”, um dos temas clássicos mais conhecidos do mundo, usada em desenhos animados e filmes para descrever o amanhecer. A obra faz parte da peça teatral ‘Peer Gynt’, musicada pelo compositor norueguês Grieg. Ao aceitar o convite do dramaturgo Henrik Ibsen, autor da peça, para compor a música, o compositor acabou escrevendo um de seus maiores sucessos. Nas duas noites de concerto serão apresentadas as suítes nº 1 e 2 da obra.
Serviço:
Teatro e Música: Peer Gynt
Quarta (12) e quinta-feira (13) | 20 horas | Teatro Sesc Glória
_Abertura Euryanthe, de Weber
_Concerto Para Clarinete E Orquestra N.º 1, em Fá Menor, de Weber
_Peer Gynt – Suíte N.º 1 e 2, de Grieg
Solista: Cristiano Costa
Regência: Leonardo David
FOTO: Divulgação / Secult
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)