Um dia inteiro de cores, musicalidade e a fé vai tomar as ruas do Sítio Histórico de Muqui. É a 67ª edição do Encontro Nacional de Folia de Reis, um dos mais tradicionais eventos folclóricos e artísticos do Estado, que acontece no próximo sábado (12). O festejo contará com 51 grupos folclóricos de três estados e 24 municípios.
O evento é um momento de intercâmbio, com a difusão da cultura popular e a troca de informações de uma tradição familiar que atravessa alguns séculos, e na oportunidade, é apresentado ao publico. A entrada é franca.
O Encontro começa às 10 horas e segue até as 19 horas. A concentração dos foliões para o início dos festejos será na tenda cultural, localizada no Jardim Municipal. Durante todo o dia haverá diversas atividades como Encontro de Mestres, cortejo, bênção na Igreja de São João Batista, cantoria em diversos locais da cidade e apresentação dos Palhaços da Folia.
Um dos destaques da Folia é a beleza dos grupos, compostos por músicos que tocam vários instrumentos, a maioria de confecção artesanal, além das fantasias coloridas e as máscaras criativas dos Palhaços da Folia.
0 67º Encontro Nacional de Folia de Reis de Muqui é uma realização da Prefeitura de Muqui, com patrocínio do Banestes e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), da Comissão Espírito-Santense de Folclore e da Associação de Folclore de Muqui.
História
Em 1950, foi realizado o Torneio de Folias em Muqui, evento que deu origem ao Encontro Nacional de Folias. É o mais antigo e maior encontro de Folias do Brasil. De origem europeia, esse folguedo está ligado às festividades natalinas da igreja. Em terras brasileiras, a Folia de Reis ganhou força no século XIX, nas regiões onde a cafeicultura prosperou, sobretudo nas pequenas cidades de estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás.