31/01/2017 11h05 - Atualizado em 31/01/2017 10h59

Michel Sarkis assume a presidência do Banestes

O administrador de empresas Michel Sarkis tomou posse como diretor-presidente do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes). Ele assumiu o cargo do economista Guilherme Dias, durante solenidade realizada na tarde de ontem, no Palácio Anchieta. Participaram diretores do Banco, autoridades políticas, além de convidados.

O governador Paulo Hartung reafirmou que a escolha do capixaba Michel Sarkis, para presidência do Banestes, foi feita com base no histórico profissional. Hartung destacou que a definição do novo presidente consolida o trabalho desempenhado, desde 2003, pelo Governo do Estado, para fortalecimento da instituição e consolidação da política de escolha de presidentes do banco com critérios técnicos.

“Fizemos a profissionalização do banco. O Banestes saiu do eixo da politicagem. O comitê passou a trabalhar tecnicamente. Vamos fazer tudo que pudermos para o banco não flertar com a desorganização do passado. Esperamos que Sarkis continue inserindo a cultura do setor privado para dentro da instituição, valorizando ainda mais esse banco que é dos capixabas”, destacou.

Michel Sarkis agradeceu ao governador a confiança. “Vamos construir uma nova história para o Banestes. Daremos continuidade ao que vem sendo feito e vamos fazer o máximo possível para atender, melhor ainda, os nossos mais de um milhão de clientes. O Banestes é uma instituição com muitas glórias. Um Banco competitivo, rentável. Tenho certeza de que será incrível trabalhar no Banestes”, assinalou.
Guilherme Dias atuava como diretor-presidente do Banestes desde maio de 2013. Em dezembro passado, anunciou que se desligaria do cargo, onde permaneceu até hoje.

“Apesar do cenário de crise, conseguimos números impressionantes. Em três anos e oito meses, o Banestes foi o que mais cresceu, entre os bancos de varejo. Passamos de R$ 13 bilhões em Ativos, no início de 2013, para algo em torno de R$ 24 bilhões. Crescemos 85%, enquanto outros grandes bancos cresceram, em média, 40%. Nesse período, o crescimento do patrimônio do Banestes ficou perto de 70%. Desejo ao Michel (Sarkis) todo o sucesso para continuar conduzindo o Banco. Ele vai contribuir para aprimorar o Banestes”, salientou o economista.

Mini currículo - Michel Neves Sarkis é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com Mestrado em Administração na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e participou de diversos programas de formação profissional em instituições como Harvard Business School e Fundação Dom Cabral. Foi diretor-presidente da Inbrands S.A., entre novembro de 2012 a outubro de 2016. Ocupou o cargo de diretor-presidente da Contax Participações S.A., de 2010 a 2012, onde atuou, desde abril de 2001, como diretor de finanças e, desde dezembro de 2004, como diretor de relações com investidores. Anteriormente, trabalhou por cinco anos como auditor da PricewaterhouseCoopers, entre junho de 1990 e agosto de 1995. Ademais, trabalhou como controller regional da Pepsi em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, entre agosto de 1995 a novembro de 1997, onde foi responsável pelo departamento financeiro. Em novembro de 1997, foi eleito gerente geral da divisão Rio de Janeiro da Conectel Paging Company.

FOTO: Leonardo Duarte / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard