Com layout renovado, a edição do Caderno D, revista de cultura do Diário Oficial do Espírito Santo, volta a circular nesta quinta-feira (25) trazendo em destaque a capixaba Dora Vivacqua, a Luz del Fuego. A publicação retrata a homenagem realizada pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees) ao centenário daquela que foi uma das precursoras do movimento feminista no Brasil.
Seu inconformismo com o papel definido para a mulher na primeira metade do século XX, abordando questões que, infelizmente, as mulheres ainda não venceram até hoje, confirmam o papel de vanguarda de Luz del Fuego – nome de um batom argentino adotado por Dora – na defesa dos direitos iguais para todos.
A sua postura em tempos muito duros da política brasileira, na ditatura de Getúlio Vargas, quando desafiou o poder para propor a criação do Partido Naturalista Brasileiro, e, especialmente, sua liderança na implantação do naturismo no país, renderam-lhe reconhecimento até da revista americana Life, que a estampou em uma de suas capas.
A força e a importância de Luz del Fuego foram registradas também em documentários, em filme e em livro. Boa parte desses registros foram expostos e apresentados na mostra “Cem Anos Luz”, encerrada neste mês de maio na Apees.
Sombra Projetada
A exposição Dionísio Del Santo | Sombra Projetada está vindo aí a partir do dia 31 de maio e o Caderno D antecipa os detalhes da mostra. Renan Andrade, diretor do Museu de Arte do Espírito Santo “Dionísio Del Santo” (Maes), conta que a exposição, uma parceria com o Sesc Glória, irá oferecer ao público um novo olhar sobre a obra do artista.
“É uma oportunidade de o público explorar as fases mais recentes do universo poético desse artista, além de resgatar e difundir a sua individualidade no âmbito da história da arte brasileira, em meio a sua produção quase solitária em mais de 50 anos”, relata.
A mostra é gratuita, fica em cartaz até 03 de setembro e integra a programação de artes visuais do Sesc Glória.
Novo espaço cultural
Vale a pena conferir ainda o lançamento de um novo espaço cultural no Estado, com a abertura do Sesi Arte Galeria. O espaço, localizado no prédio da Federação da Indústria do Espírito Santo (Findes), funciona em um dos mais movimentados endereços da capital, na Avenida Nossa Senhora da Penha. Nos primeiros dias da exposição, a “FILE Vitória 2017: Toque Aqui” já registrou um público de mais de 8 mil pessoas.
O Caderno D acaba de chegar a sua 38ª edição. Para acompanhar essa e outras publicações do Caderno D, basta acessar o link http://ioes.dio.es.gov.br/site/caderno-d. Boa leitura!
FOTO: Divulgação / DIO-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)